Mercedes-Benz lança eSprinter no Brasil com até 478 km de autonomia (WLTP). Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lançou no país a eSprinter, nova van elétrica da marca com até 478 km de autonomia, segundo o ciclo WLTP (europeu). O veículo, já presente no mercado internacional, será disponibilizado no Brasil inicialmente nas versões Truck e Furgão (para transporte de cargas e serviços) e Furgão Vidrado (para transporte de passageiros), com peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas e 4,25 toneladas.
Disponível com duas opções de baterias LFP (81 kWh e 113 kWh), o modelo promete combinar eficiência energética e versatilidade, tanto para operações urbanas quanto de longa distância. O preço de lançamento da eSprinter parte de R$ 482.900, na versão Furgão.
A eSprinter pode ser carregada em corrente alternada (AC) até 11 kW, como em corrente contínua (DC), até 50 kW, permitindo sair de 10% para 80% em 93 minutos, de acordo com a marca.
“O lançamento da Sprinter elétrica no Brasil representa um marco muito importante para a marca, pois reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação no país. Este é um passo fundamental para atender à crescente demanda por soluções de transporte mais eficientes e ecológicas”, disse Ronald Koning, presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
“Além disso, o produto está alinhado com as necessidades de um mercado que está cada vez mais consciente da importância da redução de emissões e de operações eficientes. Com a chegada da eSprinter, além de ampliarmos ainda mais a nossa oferta de veículos, oferecemos uma alternativa sustentável para os nossos clientes e colaboramos para um futuro com menos emissões”, completa.
Versatilidade no dia a dia
O conceito modular da eSprinter permite que o veículo se adapte a diversas configurações de distância entre-eixos, tonelagem e tipos de uso, seja para aplicações de transporte de cargas e serviços dentro e fora da cidade, como também para o transporte de passageiros.
O motor síncrono de ímã permanente (PSM), com potência máxima de 150 kW e torque de 400 Nm, garante alta eficiência e desempenho.
Além disso, a eSprinter incorpora tecnologias de assistência ao motorista, como o sistema MBUX, com comandos por voz e conectividade avançada. Modos de condução personalizados — Comfort, Economic e Maximum Range — permitem ajustar o desempenho e a autonomia de acordo com as necessidades operacionais. A frenagem regenerativa em quatro níveis também ajuda a maximizar a eficiência, transformando energia cinética em elétrica e reduzindo o desgaste dos freios.
Há ainda câmera de ré, assistência de permanência de faixa, sistema keyless e a tela multimídia de 10,25”, entre outros equipamentos de série. O motorista conta ainda com ajuste de altura e profundidade do volante, ajuste de altura no banco e até sistema de aquecimento, tudo para garantir o conforto durante o dia de trabalho.
E para facilitar a experiência do cliente, a Mercedes-Benz firmou parceria com a WEG para oferecer soluções de recarga personalizadas, incluindo equipamentos do tipo wallbox e orientações técnicas.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.