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18 de dezembro de 2024

Baterias mais baratas aceleram mercado de carros elétricos

imagem mostra bateria LFP desmontada em três partes

Pacotes de baterias LFP para os veículos elétricos estão com preços menores. Foto: Divulgação/CATL.

O mercado de baterias de íons de lítio para veículos elétricos registrou, em 2024, a maior queda de preços desde 2017, chegando a US$ 115 por kWh (R$ 682 por kWh), de acordo com análise da BloombergNEF (BNEF), divulgada em dezembro de 2024. O preço considera as células e os pacotes de baterias.

A redução de 20% em relação ao ano anterior é atribuída à maior capacidade de produção, simplificação das cadeias de abastecimento, preços baixos de metais e à adoção de tecnologias mais acessíveis.

Assim, o mercado se aproxima da paridade de preços entre veículos elétricos e carros a combustão, o que é considerado por especialistas como ponto-chave para a transição energética da mobilidade. A previsão é que os pacotes de baterias alcancem a marca de US$ 100 por kWh (R$ 593 por kWh) em 2026, o que tornaria o carro elétrico tão acessível quanto o seu equivalente movido a combustíveis fósseis.

“A queda no preço das células de bateria este ano foi maior em comparação com a redução nos preços dos metais das baterias, indicando que as margens dos fabricantes de baterias estão sendo pressionadas. Fabricantes menores enfrentam uma pressão particular para reduzir os preços das células e disputar participação de mercado”, diz Evelina Stoikou, chefe da equipe de tecnologia de baterias da BNEF e principal autora do relatório.

Gráfico representa preços de baterias para veículos elétricos em queda nos últimos anos
Média de preços de baterias de lítio de 2013 a 2024. Arte: Canal VE.

Diferenças de região para região

A queda no custo das baterias não foi uniforme em todo o mundo. Na China, onde a competição é mais acirrada, o preço médio dos pacotes de baterias chegou a US$ 94 por kWh. Nos Estados Unidos e Europa, os preços foram 31% e 48% mais altos, respectivamente, refletindo custos de produção maiores e volumes menores nesses mercados.

Os números representam uma média para diversos usos finais de baterias, incluindo diferentes tipos de veículos elétricos, ônibus e projetos de armazenamento estacionário.

Segundo o relatório, “a China sozinha deverá produzir baterias suficientes para atender 92% da demanda global total de 1,2 terawatts-hora em 2024”. Isso pode criar uma pressão significativa nos preços, forçando os fabricantes menores a reduzir os preços das células e margens para competir por participação de mercado.

Além da competição, a indústria também foi beneficiada pela queda nos preços de matérias-primas. Contudo, especialistas alertam que fatores como tensões geopolíticas e tarifas sobre produtos de baterias podem impactar os preços no futuro próximo.

“Estamos atentos a como novas tarifas sobre produtos acabados de baterias podem levar a dinâmicas distorcidas de preços e desacelerar a demanda por produtos finais. Ainda assim, a maior adoção de químicas LFP, competição contínua no mercado, melhorias em tecnologia, processamento de materiais e fabricação continuarão a pressionar os preços das baterias para baixo”, afirmou Yayoi Sekine, chefe de armazenamento de energia na BNEF.

 

Perspectivas para o futuro

A BNEF prevê que os preços dos pacotes de baterias diminuam em 3 dólares por kWh em 2025, segundo sua visão de curto prazo. Olhando para o futuro, investimentos contínuos em P&D, melhorias nos processos de fabricação e expansão da capacidade ao longo da cadeia de suprimentos ajudarão a aprimorar a tecnologia de baterias e reduzir ainda mais os preços na próxima década. 

Além disso, tecnologias de próxima geração, como ânodos de silício e lítio metálico, eletrólitos em estado sólido, novos materiais de cátodo e processos de fabricação inovadores deverão desempenhar um papel crucial na viabilização de novas reduções de custo nos próximos anos.

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