Fábrica de Araquari já iniciou a produção no modelo do BMW X5. Foto: Divulgação/BMW
A BMW iniciou a produção do modelo híbrido plug-in da Série X5 em sua fábrica em Araquari (SC). Esse é o primeiro modelo híbrido da montadora alemã a ser totalmente produzido no Brasil. A versão nacional será a xDrive 50e, que já é vendida no país desde maio de 2023.
O BMW X5 Hybrid Plug-in se junta a outros modelos, todos a combustão, como o Série 3, X1, X3 e X4, que já são produzidos no Brasil.
“A produção local de um modelo eletrificado no Brasil é o início de uma nova era para o BMW Group. O BMW X5 é o modelo em série mais sofisticado, tecnológico e potente já produzido na América do Sul. Isso é motivo de grande orgulho para todos os colaboradores da planta de Araquari”, afirma Otavio Rodacoswiski, diretor geral da Planta Araquari do BMW Group Brasil, no ano em que a fábrica está celebrando 10 anos e mais de 100 mil unidades produzidas.
“A planta Araquari é a maior fábrica de carros premium da América do Sul. Para iniciarmos a produção de um modelo eletrificado, nossos times foram treinados para trabalhar com equipamentos específicos para alta voltagem, inclusive em sinergia com outras fábricas do BMW Group no mundo. Reforçamos assim a nossa liderança no setor premium e fortalecemos o nosso compromisso com a inovação e o pioneirismo no Brasil”, afirma Rodacoswiski.
Em outubro, o BMW Group anunciou que terá um aporte financeiro de R$ 1,1 bilhão entre os anos de 2025 e 2028, para os setores de pesquisa e desenvolvimento, que envolvem a fábrica de Araquari (SC), junto ao escritório da companhia em São Paulo (SP). “Com o início de produção do primeiro híbrido plug-in no Brasil e um aporte de R$ 1,1 bilhão nos próximos anos, reforçamos o nosso compromisso com o Brasil e com o desenvolvimento da indústria brasileira”, afirmou Maru Escobedo, presidente e CEO do BMW Group Brasil.
BMW X5 hybrid plug-in
O BMW X5 é um dos veículos mais vendidos da marca no Brasil, mesmo não tendo sido produzido no país até pouco tempo atrás.
O híbrido plug-in conta com uma combinação de um motor 3.0 biturbo a gasolina de 313 cv e um motor elétrico de 197 cv, com a combinação de ambos garantindo uma potência total de 489 cv e 71,3 kgfm de torque máximo para o SUV, o que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Além da combinação de motores, o BMW X5 traz uma bateria com capacidade de 20,9 kWh, o que garante autonomia totalmente elétrica de até 90 km, no ciclo WLTP.
A autonomia do tanque de combustível cheio e a bateria recarregada é de 628 km na cidade e até 652 km na estrada. O tempo de recarga da bateria em carregadores de corrente alternada de 7 kW de potência é de cerca de 3 horas e meia.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.