Hankook iON Race oferece melhor desempenho para os carros da Fórmula E. Foto: Divulgação/Fórmula E.
A 11ª temporada da Fórmula E, que começa em 7 de dezembro de 2024, com o E-Prix São Paulo, apresenta o novo carro Gen3 EVO, uma evolução do carro do último campeonato, com tração nas quatro rodas e mais potência. Assim, os pneus utilizados pela categoria também passaram por mudanças, para acompanhar o nível de performance.
A Hankook, fornecedora oficial de pneus da Fórmula E, apresentou o iON Race modificado, projetado para oferecer mais durabilidade e aderência. Com o novo design, os carros ganham 10% mais aderência e podem reduzir até 1,5 segundo por volta.
Feito com 35% de materiais sustentáveis, o pneu combina fibras resistentes ao calor e borracha natural, unindo desempenho, durabilidade e sustentabilidade.
“O pneu da 11ª temporada entrega um pico de performance superior ao do modelo anterior. O composto mais macio permite um desempenho mais agressivo nas curvas, especialmente em situações que exigem frenagem e mudança de direção ao mesmo tempo, adicionando um elemento dinâmico à nossa estratégia de corrida”, explica Maximilian Günther, piloto da Equipe DS Penske.
Tecnologia presente nas ruas
A tecnologia de ponta não é exclusiva dos circuitos. Os pneus Hankook iON Race, utilizados na Fórmula E, foram desenvolvidos com base na mesma tecnologia presente na linha de pneus iON para veículos elétricos de passeio.
O iON evo AS, principal pneu da Hankook para veículos elétricos no mercado latino-americano, aplica elementos derivados das corridas para atender os desafios do dia a dia na mobilidade elétrica. O design é projetado para suportar o peso dos veículos elétricos. Além disso, os pneus contam com tecnologia avançada de redução de ruído, para maximizar o conforto sonoro do motorista e dos ocupantes dos carros de passeio.
Outras características importantes são a baixa resistência ao rolamento, melhorando a eficiência energética e a autonomia, e a maior aderência para suportar o torque instantâneo, com mais segurança e estabilidade.
Como os pneus iON Race são feitos?
O novo pneu foi desenvolvido em colaboração com a Fórmula E, com foco em atender às demandas de sustentabilidade da categoria e do futuro da mobilidade elétrica, sem abrir mão do desempenho necessário no automobilismo.
Cerca de 35% do pneu é feito de materiais sustentáveis. Além disso, as equipes utilizam o mesmo modelo de pneu para condições de pista seca e molhada, promovendo a economia de recursos, sem perder a durabilidade.
Os circuitos da Fórmula E apresentam desafios variados, como mudanças climáticas e diferentes tipos de asfalto. Para se adaptar, a Hankook manteve um design de banda de rodagem comprovado, que canaliza a água de forma eficiente, garantindo aderência em condições de chuva.
Por fim, após os finais de semana de corrida, a Hankook recicla 100% dos pneus usados, garantindo que o campeonato seja o mais sustentável possível.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.