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4 de dezembro de 2024

Ford divulga primeiras imagens da nova versão elétrica do Puma

Ford Puma Gen-E

Novo Puma Gen-E é a nova aposta elétrica da Ford para 2025. Foto: Divulgação/Ford

A Ford divulgou as primeiras imagens e informações sobre seu novo carro, a versão elétrica do modelo mais vendido da marca na Europa, o Puma. O novo Puma Gen-E será fabricado em Craiova, na Romênia, e será uma tentativa de respiro da montadora, contra a queda nas vendas dos eletrificados no Velho Continente. O novo modelo deve ser comercializado a partir de 2025.

“Nossos clientes adoram o design do Puma”, diz Amko Leenarts, diretor de design da Ford. “Nós construímos isso para o Puma Gen-E e desenvolvemos nosso próprio estilo para ele com detalhes exclusivos, sem nos distanciar do brilho do original”, completou.

“O Puma é uma história de sucesso, amado por seu design esportivo e características de direção combinadas com praticidade única e armazenamento de porta-malas líder da classe”, disse Jon Williams, gerente geral da Ford Blue e Model, e Europa. “O Puma Gen-E é o nosso melhor Puma de todos os tempos, com a experiência mais divertida de dirigir até agora, combinada com um trem de força elétrico incrivelmente eficiente em termos de energia. E o novo GigaBox, ainda maior, oferece capacidade de bagagem incomparável.”

No mercado europeu, o Ford Puma Gen-E estará disponível nas versões básicas com rodas de 17 polegadas, faróis LED e sistema multimídia com navegador integrado, custando 36.162 euros (o equivalente a R$ 231 mil, em conversão direta), e na versão Premium, com rodas de 18 polegadas, sistema de som B&O e faróis Matrix-LED, no valor de 38.612 euros (R$ 246,4 mil na conversão direta).

ford puma gen-e
Ford Puma Gen-E deve ser comercializado a partir de 2025. Foto: Divulgação/Ford

Informações técnicas

O motor elétrico do Puma Gen-E conta com 123 kW de potência e 290 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 8 segundos (quase tão rápido quanto o modelo de motor de combustão mais potente) e alcançando 160 km/h. Com consumo WLTP de 13,1 kWh/100 km, o sistema de propulsão, desenvolvido pela Ford em Halewood, Reino Unido, se destaca pela eficiência, mesmo com o aumento para 14,5 kWh/100 km com equipamentos premium.

O novo modelo utiliza a mesma bateria de 43 kWh com células NMC dos modelos E-Transit Courier e E-Tourneo Courier, fabricados em Craiova. Com autonomia WLTP variando de 347 km a 376 km, dependendo da versão, a bateria supera a autonomia das vans de painel (288 km). Isso ocorre porque, em condições de rodagem no inverno, com consumo superior a 20 kWh/100 km, a autonomia tende a diminuir significativamente. Apesar disso, a autonomia é mais que suficiente para a maioria dos dias, embora muitos compradores considerem a autonomia máxima na hora da escolha.

No entanto, o Puma Gen-E se destaca pela rapidez no carregamento. A bateria pode ser carregada em corrente contínua de até 100 kW, e o tempo para carregar de 10% a 80% é de apenas 23 minutos. Com uma capacidade utilizável de 43 kWh, são necessários 30 kWh para atingir essa faixa de carga, resultando em uma potência média de 78 kW.

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