Canal VE

22 de novembro de 2024

Stellantis divulga nova plataforma para picapes e SUVs elétricos

STLA Frame

STLA Frame será o terceiro projeto da Stellantis. Foto: Divulgação/Stellantis

A Stellantis anunciou seu novo modelo de plataforma multienergia de produção de veículos elétricos. O STLA Frame será o terceiro projeto, que contará com o melhor alcance elétrico, de 800 kW para veículos BEV, e 1.100 kW para REEV, além de capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e carga útil de 1.224 kg. O foco desse novo modelo são picapes

e SUVs grandes com estrutura de carroceria sobre chassi.

A STLA Frame foi criada para veículos de grande porte da Stellantis. Ela estreia com sistemas de propulsão avançados, como veículos 100% elétricos (BEV) e versões com alcance estendido (REEV), além de oferecer flexibilidade para futuras tecnologias, incluindo motores a combustão, híbridos e movidos a hidrogênio.

No sistema REEV, um motor térmico aciona um gerador que produz energia elétrica para alimentar os motores de tração (EDMs) e recarregar a bateria. Sem ligação mecânica direta às rodas, o gerador garante potência constante, maior autonomia e eficiência, mesmo sob cargas pesadas. Essa abordagem também potencializa o desempenho dinâmico, aproveitando o torque imediato dos motores elétricos para elevar a experiência de condução.

“A plataforma STLA Frame, assim como as STLA Medium e STLA Large, oferece autonomia inédita e novos níveis de capacidade e desempenho superior, sendo referência em capacidade de carga e reboque. Isso atende aos clientes que buscam picapes e SUVs potentes para suas famílias ou negócios”, afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Com tecnologias elétricas e de alcance estendido chegando em breve, oferecemos soluções completas para quem ainda tem dúvidas sobre veículos elétricos. Essa conquista da engenharia será destaque nos próximos lançamentos da Jeep e da Ram.”

 

Modelos antigos 

A Stellantis já havia anunciado outras duas plataformas, a STLA Medium, em julho de 2023, e a STLA Large, em janeiro de 2024, modelos diferentes mas que possuem o mesmo princípio de funcionamento.

A STLA Medium possui alta eficiência energética, tempo de carregamento e conectividade para um ecossistema de carregamento e serviços que vem se aprimorando. Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, e os proprietários poderão levar sua bateria de 20% a 80% de carga em 27 minutos, uma taxa de 2,4 kWh por minuto. A versão Standard é avaliada em mais de 500 km no ciclo WLTP, enquanto a versão Performance chega a mais de 700 km (WLTP).

Já a STLA Large é projetada para veículos sedãs, SUVs e carros de luxo, que se enquadrem nos segmentos D e E. Essa plataforma possui opções de arquiteturas com baterias de 400 e 800 Volts, além de uma eficiência máxima de carregamento de 4,5 kWh por minuto.

Ler o Anterior

GWM pode utilizar sistema de direção inteligente da Huawei

Ler o Próximo

Fórmula E tem carro mais rápido, eficiente e sustentável que F-1

Mais Popular