STLA Frame será o terceiro projeto da Stellantis. Foto: Divulgação/Stellantis
A Stellantis anunciou seu novo modelo de plataforma multienergia de produção de veículos elétricos. O STLA Frame será o terceiro projeto, que contará com o melhor alcance elétrico, de 800 kW para veículos BEV, e 1.100 kW para REEV, além de capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e carga útil de 1.224 kg. O foco desse novo modelo são picapes
e SUVs grandes com estrutura de carroceria sobre chassi.A STLA Frame foi criada para veículos de grande porte da Stellantis. Ela estreia com sistemas de propulsão avançados, como veículos 100% elétricos (BEV) e versões com alcance estendido (REEV), além de oferecer flexibilidade para futuras tecnologias, incluindo motores a combustão, híbridos e movidos a hidrogênio.
No sistema REEV, um motor térmico aciona um gerador que produz energia elétrica para alimentar os motores de tração (EDMs) e recarregar a bateria. Sem ligação mecânica direta às rodas, o gerador garante potência constante, maior autonomia e eficiência, mesmo sob cargas pesadas. Essa abordagem também potencializa o desempenho dinâmico, aproveitando o torque imediato dos motores elétricos para elevar a experiência de condução.
“A plataforma STLA Frame, assim como as STLA Medium e STLA Large, oferece autonomia inédita e novos níveis de capacidade e desempenho superior, sendo referência em capacidade de carga e reboque. Isso atende aos clientes que buscam picapes e SUVs potentes para suas famílias ou negócios”, afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Com tecnologias elétricas e de alcance estendido chegando em breve, oferecemos soluções completas para quem ainda tem dúvidas sobre veículos elétricos. Essa conquista da engenharia será destaque nos próximos lançamentos da Jeep e da Ram.”
Modelos antigos
A Stellantis já havia anunciado outras duas plataformas, a STLA Medium, em julho de 2023, e a STLA Large, em janeiro de 2024, modelos diferentes mas que possuem o mesmo princípio de funcionamento.
A STLA Medium possui alta eficiência energética, tempo de carregamento e conectividade para um ecossistema de carregamento e serviços que vem se aprimorando. Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, e os proprietários poderão levar sua bateria de 20% a 80% de carga em 27 minutos, uma taxa de 2,4 kWh por minuto. A versão Standard é avaliada em mais de 500 km no ciclo WLTP, enquanto a versão Performance chega a mais de 700 km (WLTP).
Já a STLA Large é projetada para veículos sedãs, SUVs e carros de luxo, que se enquadrem nos segmentos D e E. Essa plataforma possui opções de arquiteturas com baterias de 400 e 800 Volts, além de uma eficiência máxima de carregamento de 4,5 kWh por minuto.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.