Canal VE

24 de novembro de 2024

Renault 4 E-Tech é apresentado no Salão do Automóvel de Paris

Visão lateral do Renault 4 E-Tech

Renault 4 E-Tech é nova aposta da marca francesa. Foto: Divulgação/Renault.

Um dos maiores clássicos do automobilismo francês ganhou uma versão elétrica: o Renault 4 E-Tech. Completamente repaginado, o carro elétrico é um compacto versátil e atual, que consegue se adaptar a todos os tipos de uso, graças à modularidade de construção e um porta-malas espaçoso para o segmento — 420 litros.

Com visual futurista e aventureiro, o Renault 4 E-Tech foi apresentado no Salão do Automóvel de Paris, em outubro de 2024, com duas opções de bateria do tipo NMC (níquel-manganês-cobalto), uma de 40 kWh de capacidade, e outra, maior, de 52 kWh de capacidade. A autonomia deve chegar aos 400 km, segundo o ciclo europeu. 

Com o Renault 4 E-Tech elétrico, a Renault confirma mais uma vez seu desejo de acelerar a transição energética na Europa, democratizando o veículo elétrico. O modelo elétrico se insere perfeitamente no segmento B, logo acima do Renault 5 E-Tech elétrico. 

Ligeiramente maior e mais “volumoso” do que este último, ele se posiciona da mesma forma que o Captur em relação ao Clio. Enquanto que o Renault 5 E-Tech elétrico foi feito para uma clientela urbana, o Renault 4 E-Tech elétrico almeja um público mais amplo, para converter até mesmo as jovens famílias à mobilidade elétrica.

Visão aérea do Renault 4 E-Tech
Renault 4 E-Tech tem teto solar em lona. Foto: Divulgação/Renault.

Versatilidade em todos os aspectos

De acordo com a divulgação da marca francesa, o Renault 4 E-Tech elétrico oferece atributos inéditos no segmento em termos de modularidade e volume do porta-malas, com 420 litros de capacidade, altura de carga bastante baixa, porta-objetos espertos, banco traseiro rebatível e, pela primeira vez em um veículo elétrico Renault, a opção de transformar o banco do passageiro em mesinha. A ideia é simplificar a vida do motorista e dos ocupantes, com qualquer que seja a finalidade do uso.

O carro conta com Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), função “One Pedal”, controle de tração, entre outras tecnologias de nova geração, graças à plataforma dedicada AmpR Small, única na Europa, permitindo economia na fabricação sem abrir mão dos benefícios aos clientes.

Visão do porta-malas do Renault 4 E-Tech
Porta-malas do Renault 4 E-Tech tem 420 litros de capacidade. Foto: Divulgação/Renault.

Para o CEO da Renault, Fabrice Cambolive, o Renault 4 E-Tech atende aos desejos de uma grande parcela da população europeia. “Com o Renault 4 E-Tech elétrico, a Renault está superando uma nova etapa na democratização dos veículos elétricos na Europa. Este modelo chega para complementar uma gama bem variada, com os modelos Mégane, Scénic e o novíssimo Renault 5 E-Tech elétrico. Mas ainda faltava um carro ao mesmo compacto e com grande volume. E ele chegou como um modelo versátil, prático, modular e equipado com um grande porta-malas, que ainda por cima é muito fácil de carregar e descarregar. Um carro capaz de atender a inúmeras possibilidades de uso no dia a dia. Um carro elétrico feito para ser o queridinho de sua época, com várias tecnologias úteis e de conforto”, falou Cambolive.

Visão lateral do Renault 4 E-Tech
Renault 4 E-Tech tem duas possíveis configurações de bateria. Foto: Divulgação/Renault.

Ler o Anterior

Confira a programação completa do E-MOB 2024, em São Paulo

Ler o Próximo

Scania prepara o lançamento de caminhão 100% elétrico no Brasil

Mais Popular