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24 de novembro de 2024

Baterias de estado sólido podem estar prontas para uso em 5 anos

Produção de bateria Blade, da BYD

BYD desenvolve baterias LFP, como a Blade, há mais de 20 anos. Foto: Divulgação/BYD.

O início da utilização das baterias de estado sólido nos carros elétricos pode acontecer em cinco anos. Pelo menos é o que prevê o cientista-chefe da BYD, Lian Yubo. Em discurso no Congresso Mundial de Veículos de Nova Energia de 2024 (WNEVC 2024), realizado em Haikou, província de Hainan, na China, o executivo disse acreditar que as baterias de estado sólido serão usadas inicialmente apenas em modelos premium, para depois equiparem, gradualmente, os carros de médio a baixo custo.

De acordo com a imprensa chinesa, Yubo afirmou no evento que as baterias de estado sólido atualmente enfrentam desafios para a produção em larga escala, incluindo processos de fabricação complexos, com altos custos e difícil integração com os veículos. 

No entanto, segundo o executivo, a BYD tem feito pesquisas avançadas para o desenvolvimento dessas baterias, que devem oferecer maior densidade energética com menor tempo para recarga, garantindo maior autonomia.

O discurso de Lian foi a primeira vez nos últimos anos que um executivo da BYD falou publicamente sobre baterias de estado sólido. A BYD é a segunda maior fabricante mundial de baterias de energia, com uma participação de 16,1% e 69,9 GWh de capacidade instalada entre janeiro e julho, de acordo com dados divulgados em 4 de setembro de 2024 pela pesquisadora de mercado sul-coreana SNE Research.

 

Pesquisa e desenvolvimento

Outras empresas também investem em pesquisa e desenvolvimento de baterias de estado sólido. Uma delas é a CATL, maior fabricante mundial de baterias, que tinha planos de iniciar a produção das baterias em pequenos lotes até 2027, já que a produção em grande volume ainda enfrentaria dificuldades, incluindo custos.

Os custos elevados também atrapalham os planos de outra fabricante, a NIO. No entanto, a empresa já disponibiliza para locação um veículo equipado com bateria semi-sólida de 150 kWh de capacidade.

“As baterias LFP estão em desenvolvimento há mais de 20 anos e já possuem um processo de fabricação estável, uma rica cadeia de suprimentos e eficiência de custos”, disse Lian Yubo, considerando que essa tecnologia ainda deverá ser a preferida pelas empresas nos próximos anos.

 

O que são baterias de estado sólido?

As baterias de estado sólido são apontadas como o futuro da eletromobilidade por apresentarem maior densidade energética, aumentando a capacidade das baterias dos veículos elétricos. 

As baterias de íons de lítio, mais comuns atualmente, são compostas de cátodos, ânodos, separador e eletrólitos. Por segurança, o separador mantém cátodos e ânodos separados com uma solução eletrolítica líquida. Essa solução, porém, é inflamável e pode sofrer alterações dependendo da temperatura ou fatores externos, com risco de explosão e incêndios. 

Já as baterias de estado sólido utilizam eletrólito sólido, que também desempenha a função de separador. Assim, a bateria de estado sólido apresenta maior estabilidade, aumentando a segurança, uma vez que mantém a forma sólida mesmo que haja algum tipo de dano estrutural.

Em teoria, as baterias de estado sólido podem diminuir de tamanho em relação às de íons de lítio. O conjunto seria menor e mais leve para a mesma capacidade, o que permitiria aumentar a autonomia, o desempenho e o comportamento do veículo, sem falar nos custos. Outra vantagem é que as recargas podem ser mais rápidas e com menos desgaste dos componentes com o passar do tempo.

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