A meta da Volvo é ter carros 100% elétricos / Foto: Divulgação/Volvo
Em comunicado oficial, a Volvo anunciou que alterou seu planejamento de fabricar apenas carros elétricos, de 2030 para 2040. Segundo a montadora, isso ocorreu em decorrência “das demandas dos consumidores e da realidade de diferentes mercados”.
Como uma das atitudes de mostrar que o planejamento para esse fenômeno já se iniciou, a empresa pretende alcançar a marca de, pelo menos, 90% das vendas serem provenientes de carros elétricos. Os 10% restantes permitiriam a venda de alguns modelos mild hybrid (híbridos não plug-in).
Uma das justificativas que levaram a Volvo a tomar essa decisão foi a demora no processo de crescimento dos eletropostos, além de políticas locais e impostos de importação de veículos elétricos.
“Estamos convictos na nossa crença de que nosso futuro é elétrico. Um carro elétrico proporciona uma experiência de direção superior e aumenta a possibilidade de utilização de tecnologias, oferecendo uma melhor experiência aos clientes. De qualquer forma, está claro que a transição para eletrificação não será linear, pois os consumidores e os mercados se movem em diferentes velocidades. Somos pragmáticos e flexíveis, enquanto mantemos nossa posição de liderança na indústria em eletrificação e sustentabilidade”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
“A Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações do mundo a decidir ter uma gama de produtos 100% eletrificada. Todos os modelos Volvo vendidos no país são totalmente elétricos ou híbridos plug-in. Desde o lançamento do EX30, superamos a marca de 50% das vendas de produtos 100% elétricos. Nosso propósito no país segue o mesmo de respeitar o desejo e o tempo do cliente na migração para a nova tecnologia, além de seguirmos trabalhando para romper as barreiras do carro elétrico, seja através de produto, infraestrutura de recarga ou geração de conhecimento sobre o tema”, exaltou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Últimos lançamentos
Desde o anúncio de ter como grande objetivo se tornar totalmente elétrica, a montadora lançou cinco modelos 100% elétricos: XC40, C40, EX30 e EX90, além do EM90, minivan elétrica, que ainda está indisponível no mercado brasileiro.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.