Canal VE

21 de novembro de 2024

Mercedes-Benz produzirá ônibus elétrico articulado no Brasil

Imagem mostra visão lateral de ônibus articulado pintado de verde

Ônibus elétrico articulado da Mercedes-Benz deve chegar ao mercado em 2026. Foto: Divulgação/Mercedes-Benz.

A Mercedes-Benz anunciou o início do desenvolvimento do ônibus elétrico eO500UA, modelo articulado que será produzido no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). De acordo com a empresa, a expectativa é que o veículo esteja pronto para o mercado brasileiro e sul-americano em 2026.

Segundo a Mercedes-Benz, o eO500UA é um ônibus articulado, de piso baixo, também indicado para grandes capitais, com capacidade para até 120 passageiros e autonomia de até 250 km. Ainda segundo a empresa, um diferencial do modelo articulado em relação ao irmão mais velho eO500U é que o novato tem motor central, em vez de motor nos eixos.

O modelo, com carroceria Caio, utiliza tecnologia de baterias NMC3 de última geração.

“Este veículo deverá começar a circular no País em 2026 e será exportado para países da América Latina. Dessa forma, estamos expandindo o portfólio de elétricos. Trata-se de mais uma brilhante e marcante conquista do nosso time brasileiro”, disse Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Imagem mostra o chassi do ônibus desmontado
Mercedes-Benz produzirá o ônibus elétrico articulado em São Bernardo do Campo (SP). Foto: Divulgação/Mercedes-Benz.

Viabilidade econômica

Segundo Puchert, a tecnologia do ônibus elétrico da Mercedes-Benz já está pronta e pode ser utilizada para futuros lançamentos. Mas ressalta que os modelos elétricos precisam ser viáveis economicamente para os clientes. Por isso, o executivo diz que é preciso investir em quatro pilares simultaneamente: tecnologia, infraestrutura, financiamento e políticas públicas. 

“Hoje, cada município brasileiro vive uma realidade diferente, o que dificulta a adesão da eletrificação com maior velocidade e abrangência. Nós contamos com o apoio das autoridades públicas, da cadeia de suprimentos e de outros elos do setor para acelerar o desenvolvimento da infraestrutura, como também de uma ampla rede de recarga de energia”, falou.

Visão frontal do ônibus elétrico articulado
Ônibus elétrico articulado da Mercedes-Benz passará por testes em campo de provas. Foto: Divulgação/Mercedes-Benz.

Testes em campo de provas

Protótipos do ônibus articulado eO500UA cumprirão um programa de testes de funcionalidade e durabilidade nas pistas do Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis (SP), como também em trechos urbanos da cidade de São Paulo.  Outro protótipo vem sendo submetido a exigentes testes por parceiros da Daimler Buses na Alemanha e Finlândia, visando a validação de sistemas de frenagem e de segurança.

Ler o Anterior

Neta Auto apresenta três carros elétricos da marca para o Brasil

Ler o Próximo

Mais de 5,7 mil ônibus elétricos circulam pela América Latina

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular