Canal VE

19 de setembro de 2024

Neta Auto apresenta três carros elétricos da marca para o Brasil

Três carros da Neta Auto estão posicionados em formato triangular

Neta Auto chega ao Brasil com três carros elétricos: Aya, X e GT. Foto: Divulgação/Neta Auto.

A montadora chinesa Neta Auto chegou ao Brasil e mostrou ao mercado os três primeiros carros 100% elétricos da marca no país: o SUV compacto Aya, a partir de R$ 124.900, o SUV X, a partir de R$ 194.900, e o cupê esportivo GT, ainda sem revelar o preço.

A marca do grupo Hozon New Energy Automobile, fornecedor global de energia, fez a primeira aparição no Brasil durante o Festival Interlagos 2024, em São Paulo, e promete competir de igual para igual com outras montadoras de veículos elétricos que já estão presentes no país, com estratégia agressiva de preços e funcionalidades dos carros. 

Há ainda um planejamento para montar uma fábrica no Brasil, que servirá também de base para o mercado sul-americano. “Temos certeza de que as pessoas irão se surpreender com as novidades da Neta”, afirmou Henrique Sampaio, diretor de Marketing e Produto da NETA Auto Brasil.

Neta Aya é um SUV compacto
Neta Aya é o carro de entrada da marca no Brasil. Foto: Divulgação/Neta Auto.

Neta Aya

Modelo de entrada da marca chinesa, o Neta Aya é um SUV compacto 100% elétrico, com a proposta de democratizar a eletrificação automotiva para todos os públicos. O carro, disponível em duas versões, Comfort e Luxury, tem 4,07 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura, com distância entre-eixos de 2,42 m. Já o porta-malas tem capacidade para 335 litros — ou 588 litros com os bancos rebatidos.

O veículo conta com bateria LFP, fornecido pela CATL, de 40,7 kWh de capacidade, para uma autonomia de 263 km no ciclo PBEV, do Inmetro, ou 338 no ciclo WLTP (europeu). O motor elétrico tem 70 kW (95 cv) de potência e torque de 150 Nm (15,3 kgfm). A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 12 segundos. Já a tela central é de 14,6 polegadas.

O modelo tem eficiência energética de 0,42 MJ/km, a mesma do BYD Dolphin, perdendo apenas para o BYD Dolphin Mini, que tem 0,41 MJ/km. A garantia é de 5 anos para o veículo (ou 150 mil km) e de 8 anos para a bateria e o motor (180 mil km), o que prevalecer primeiro.

A sigla AYA vem das palavras em inglês “Active”, “Young” e “Amazing” (ativo, jovem e incrível), e fortalece a proposta do carro junto ao público. Os preços sugeridos são de R$ 124.900 na versão Comfort e R$ 134.900 na versão Luxury. Esta última acrescenta à lista de itens de série vários recursos ADAS, de assistência ao motorista, como por exemplo controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), assistência de permanência de faixa, aviso de colisão frontal e frenagem automática de emergência, entre outros.

Visão traseira do Neta X, com pôr do sol ao fundo
Neta X será disponibilizado em três versões: 400, 500 e 500 Luxury. Foto: Divulgação/Neta Auto.

Neta X

O Neta X tem uma proposta diferente. O SUV de porte médio, também 100% elétrico, tem 4,61 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 508 litros — e até 1.388 litros com os bancos rebatidos. A tampa de abertura é elétrica.

São três versões disponíveis no Brasil: 400, 500 e 500 Luxury, sendo a capacidade da bateria um dos principais diferenciais. A versão 400 é equipada com bateria LFP, também fornecida pela CATL, de 52,5 kWh de capacidade, para uma autonomia de 258 km no ciclo PBEV, do Inmetro, ou de 323 km no ciclo WLTP (europeu). Já nas versões 500 e 500 Luxury, a bateria tem 64,1 kWh de capacidade, com 317 km de autonomia no ciclo brasileiro, ou 410 km no ciclo europeu.

O motor elétrico em todas as versões garante 120 kW (163 cv) de potência, e torque de 210 Nm (21,4 kgfm). Já a eficiência energética do Neta X é de excelentes 0,54 MJ/km. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos

A carroceria foi projetada com 75% de aço de alta resistência, e há seis airbags no interior (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina). Além disso, o carro possui 11 sensores no entorno, para maior segurança, direção assistida e tela central de 15,7 polegadas. 

A versão 500 Luxury tem o adicional de mais recursos ADAS, incluindo sistema de monitoramento do motorista, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), reconhecimento de sinalização de trânsito, detecção de ponto cego, alerta de mudança de faixa e de tráfego traseiro durante manobras, entre outros.

A garantia é de 5 anos para o veículo (ou 150 mil km) e de 8 anos para bateria e motor (180 mil km), o que prevalecer primeiro. 

O modelo está disponível em cinco cores (branca, cinza, bege, azul e preta), e tem os seguintes preços: Neta X 400 por R$ 194.900, Neta X 500 por R$ 204.900 e Neta X 500 Luxury por R$ 214.900.

Neta GT é um cupê esportivo
Neta GT promete aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Foto: Divulgação/Neta Auto.

Neta GT

O Neta GT, como o nome sugere, tem a pegada mais esportiva da marca. A promessa é de aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. O modelo tem tração nas quatro rodas (AWD), com dois motores elétricos (um frontal e um traseiro) de 145 kW cada, totalizando 290 kW (394 cv) de potência e 620 Nm (63,2 kgfm) de torque

O cupê esportivo de duas portas e quatro lugares tem 1.930 kg de peso em ordem de marcha (um dos mais leves nessa categoria), assegurando alta performance e eficiência. 

Apesar de revela o veículo no Festival Interlagos, a Neta Auto ainda não definiu o preço do modelo, que deve começar a ser comercializado entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. A empresa também deixou para revelar os detalhes do carro e suas configurações no lançamento oficial.

Visão lateral do Neta GT azul
Neta GT será lançado oficialmente em alguns meses. Foto: Divulgação/Neta Auto.

Ler o Anterior

BYD oferece Dolphin Mini com condições especiais para PCD

Ler o Próximo

Mercedes-Benz produzirá ônibus elétrico articulado no Brasil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular