O governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, celebram anúncio. Foto: Divulgação/Governo do Ceará.
O Estado do Ceará terá o primeiro polo industrial automotivo multimarcas do Brasil. O modelo inédito possibilitará a produção de seis veículos elétricos e híbridos de três marcas diferentes a partir de 2025, no complexo fabril de Horizonte (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza, onde funcionou a fábrica da Troller, marca brasileira de jipes 4×4.
Para isso, o novo polo industrial conta com cerca de R$ 400 milhões em investimento e 255 empregos diretos na primeira fase. Os modelos que serão produzidos e as marcas que ocuparão a fábrica ainda são mantidos em sigilo.
O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas em 9 de agosto de 2024, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, em evento que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entre outras autoridades dos governos federal e estadual.
Tecnologia de primeira
De acordo com o governo cearense, o polo industrial iniciará as atividades baseado em um modelo inédito de planta automotiva multimarcas no Brasil. No complexo serão produzidos veículos elétricos e/ou híbridos, por encomenda de terceiros.
A capacidade de produção, ainda segundo informações do governo estadual, é de 40 mil veículos por ano na primeira fase. O complexo industrial tem como parceira a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil, que representa diversas marcas do setor no país.
“O Ceará vai produzir veículos modernos, o que há de mais avançado será produzido no estado para mais de uma marca. A empresa vai fazer investimento de mais de R$ 360 milhões preparando a unidade”, disse o governador do Ceará, Elmano de Freitas.
“Já tivemos visitas dos parceiros, visitando a fábrica e olhando os terrenos que interessam às empresas para a produção dos veículos. Esse projeto implica em um cronograma para que as peças também sejam produzidas no Brasil, e em grande parte produzidas no Ceará. Queremos transformar essa área num grande polo automobilístico do País”, afirmou o governador, após assinar com a Comexport o contrato de comodato, para cessão do imóvel.
O antigo complexo da Troller ocupa uma área de 11,89 hectares. A localização estratégica do futuro polo industrial facilita o desenvolvimento da cadeia produtiva e a distribuição dos veículos produzidos.
Ainda de acordo com o governador, a prospecção do empreendimento ganhou força com o Mobilidade Verde e Inovação (Mover), programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O programa estabelece condições para o investimento, criando regras claras para produção e comercialização de veículos no Brasil, com especial incentivo a veículos de nova energia, que estão no foco do Polo em Horizonte.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.