Canal VE

25 de novembro de 2024

Estudo aponta os desafios para a eletromobilidade crescer no Brasil

Detalhe de uma mão feminina para a recarga de um carro elétrico

Eletromobilidade no Brasil já é uma realidade palpável. Foto: Divulgação/Freepik.

O mercado brasileiro de eletromobilidade depende de três fatores cruciais para manter o crescimento nos próximos anos: políticas que incentivem investimentos públicos e privados, padronização da infraestrutura de cobrança das recargas, e maiores ações de educação dos consumidores sobre os benefícios dos veículos elétricos.

É isso que aponta o relatório “

E-Mobility and Charging — Global Status and Prospects for Brazil”, produzido pela Power2Drive, em parceria com a Greener

Ainda de acordo com o estudo, alavancar os diversos recursos de energia renovável disponíveis no país podem fornecer uma fonte de energia sustentável e confiável para as redes de carregamento dos veículos elétricos no Brasil.

O documento destaca o crescimento de 145% dos veículos eletrificados e comerciais leves no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior, com seguidos recordes mensais nas vendas, além do aumento do interesse dos consumidores por veículos 100% elétricos na comparação com outras tecnologias de eletrificação.

No entanto, se não houver uma ação coordenada de ações públicas e privadas para incrementar a infraestrutura de recarga no país. Uma implementação efetiva da rede de recarga requer investimentos e avanços tecnológicos significativos, de acordo com o relatório. 

 

Energia solar e carros elétricos

Se a presença de veículos elétricos já é uma realidade no Brasil, empresas do setor de energia solar fotovoltaica têm aproveitado para incrementar seus portfólios de vendas e serviços. A expansão demonstra forte sinergia entre a eletromobilidade e a energia renovável. 

Em estudo da Greener, apresentado em março de 2024, com mais de 3,7 mil empresas integradoras presentes em todas as regiões do Brasil, 41% dessas empresas passaram a oferecer a venda e/ou a instalação de carregadores veiculares em seus portfólios de produtos ou serviços. E o resultado tem aparecido. Segundo o estudo, 11% das empresas entrevistadas venderam pelo menos um carregador veicular, e 15% realizaram a instalação de algum carregador. 

Assim, o relatório conclui que a integração com a mobilidade elétrica é uma excelente oportunidade para as empresas do setor solar expandirem seus negócios no Brasil.

 

Feira e congresso no Brasil

Em 2024, a Power2Drive South America fará sua estreia como feira e congresso. O evento acontece de 27 a 29 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo. Com foco em eletromobilidade e infraestrutura de recarga, a Power2Drive South America destaca a relevância do carro elétrico na matriz energética e na viabilidade do transporte do futuro, apresentando soluções inovadoras de carregamento, novos conceitos de bateria e modelos de negócios para uma mobilidade sustentável.

A Power2Drive South America será realizada paralelamente aos eventos Intersolar South America, ees South America e Eletrotec+EM-Power South America. As quatro feiras e congressos compõem a plataforma The smarter E South America. As inscrições para visitação das feiras são gratuitas até 26 de agosto. Para mais informações sobre os ingressos, clique aqui.

Ler o Anterior

Azul adota vans elétricas para operações em solo em Viracopos

Ler o Próximo

Toyota pode ter nova fábrica de baterias para VEs no Japão

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular