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22 de novembro de 2024

Bravo Motor Company anuncia fábrica de lítio em cidade baiana

Cinco pessoas mostram documento assinado atrás de mesa

Eduardo Javier Muñoz (ao centro), CEO da Bravo Motor Company, assina protocolo de intenções com governo da Bahia. Foto: Marcos Braga/Divulgação/SDE/Gov. Bahia.

A Bravo Motor Company assinou um protocolo de intenções para a instalação da primeira fábrica de lítio no Brasil, no município de São Sebastião do Passé (BA). Anteriormente, o plano da empresa era de instalar uma fábrica de baterias e carros elétricos em Nova Lima (MG), mas a proposta do governo baiano agradou os executivos da companhia, que decidiram pela mudança de localidade e de estratégia. A estimativa é de gerar 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.

A perspectiva da empresa é investir R$ 1,27 bilhão na planta na cidade baiana, que fica a cerca de 50 km de Salvador e a 35 km de Camaçari (BA), onde está sendo instalada a fábrica da BYD. No entanto, não há, no momento, qualquer ligação ou relação comercial com a fabricante chinesa, que produz suas próprias baterias. 

A Bravo prevê produzir baterias e células de íon de lítio, acumuladores elétricos e cabinets, que fazem conversão de corrente contínua. A empresa calculou uma capacidade de produção instalada de 2 GWh/ano. A área onde será instalada a nova fábrica possui cerca de 400 mil metros quadrados e foi doada pela prefeitura.

Imagem mostra desenho da fábrica em perspectiva aérea
Bravo Motor Company construirá fábrica de lítio em São Sebastião do Passé (BA). Foto: Divulgação/Bravo Motor Company.

Hub de economia verde

No evento de assinatura do protocolo de intenções, o CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Javier Muñoz, disse que a mudança na estratégia da empresa tem a ver com o posicionamento do Estado da Bahia em relação à economia verde

“A nossa escolha é devido a um posicionamento geopolítico estratégico, de termos uma unidade industrial que gere uma cadeia de valor desde a mineração à transformação desses minérios em materiais e consequentemente em baterias”, falou Muñoz.

“Então a escolha, naturalmente para nós, era no Brasil pela liderança regional do país, pelo peso da sua economia, que é a oitava do mundo, pelo peso do seu setor automotivo e de energia renovável. Era uma escolha quase que natural. Após escolher o país, o funil dependia de um estado que realmente estivesse comprometido com essa economia, por isso, a Bahia. Com a chegada da BYD, da Bravo, outras virão, isso é garantia. Estamos formando no estado um HUB de economia verde na América Latina”, afirmou.

Já o superintendente de atração de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Luciano Giudice, disse que o governo da Bahia tem trabalhado para atrair novos investimentos relacionados à chamada indústria do futuro

“Em um momento em que a descarbonização e a busca por fontes de energias renováveis e limpas se tornam primordiais para o nosso planeta, a vinda de uma indústria como a Bravo para a Bahia nos enche de alegria e de esperança. O Governo da Bahia e a SDE têm trabalhado incansavelmente na busca de atrair empresas alinhadas com este pensamento e que representem um modelo industrial voltado para o futuro, com a visão não apenas do resultado financeiro, mas, com a preocupação e atuação focada também na preservação ambiental e no desenvolvimento social”, disse Giudice.

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