Leapmotor T03 deve chegar ao Brasil no início de 2025. Foto: Divulgação/Leapmotor.
A Stellantis confirmou a chegada da Leapmotor ao Brasil e ao Chile para o início de 2025. A marca chinesa promete trazer modelos de carros elétricos com preços acessíveis para o mercado brasileiro, como ocorre na China.
O hatch elétrico T03 já foi visto circulando com pintura camuflada em testes em Betim (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde está localizado o polo automotivo da Stellantis. No país asiático, o carro é vendido por 49.900 yuans (o equivalente a R$ 38 mil em conversão direta).
O anúncio oficial da Stellantis, que detém 21% de participação da Leapmotor, ocorreu em conjunto com a nomeação de Fernando Varela, vice-presidente da Região Andina & América Central, para assumir cumulativamente a responsabilidade pela marca Leapmotor para a América do Sul por meio da Leapmotor International.
Varela é formado em administração e contabilidade, com especialização em ciências econômicas, pela Universidade Católica Argentina. Em seu novo cargo na Stellantis, ele irá desempenhar um papel de liderança na gestão da marca Leapmotor.
“A chegada da Leapmotor abre uma série de possibilidades para a Stellantis no Brasil e na América do Sul, e tenho certeza de que Fernando Varela contribuirá decisivamente para a chegada e o sucesso da marca na região”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Características do T03
Apesar de já ter sido visto circulando no Brasil, ainda não há informações a respeito de qual configuração do T03 será disponibilizada por aqui. De acordo com o site da marca, o hatch elétrico tem autonomia de 280 km no ciclo WLTP (europeu).
O carro possui bateria LFP de 41,3 kWh, produzido pela Hive Energy. Em termos de potência, a versão topo de linha do T03 possui um motor elétrico dianteiro de 80 kW (107 cv) e torque de 16 kgfm, o que garante uma aceleração de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos.
O modelo tem uso prioritariamente urbano, com 3,62 m de comprimento, 1,65 m de altura, 1,59 m de largura e entre-eixos de 2,40 m. Para efeito de comparação, o rival BYD Dolphin Mini possui 3,78 m de comprimento, 1,58 m de altura e 1,71 m de largura, com 2,50 m de entre-eixos.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.