Canal VE

22 de novembro de 2024

Volvo levará eletropostos para rodovias de mais seis estados

Usuário conecta carro elétrico da Volvo em eletroposto da marca.

Eletroposto em rodovia facilita a viagem de motoristas em carros elétricos e híbridos plug-in. Foto: Divulgação/Volvo.

A Volvo apresentou a segunda fase de sua estratégia de reforçar a infraestrutura de recarga nas rodovias brasileiras. Somando as duas fases do projeto, serão 28 carregadores ultrarrápidos espalhados por sete estados e quase 10.000 quilômetros de rodovias cobertos pelos eletropostos da Volvo Car Brasil.

“É um dos maiores investimentos que uma marca faz em infraestrutura de eletrificação no Brasil”, afirma Marcelo Godoy, diretor de finanças da Volvo Cars América Latina e de operação de infraestrutura de carregamento no Brasil. 

“Estamos expandindo e colocando mais opções para os proprietários de carros elétricos fazerem viagens intermunicipais e até mesmo interestaduais. O que antes era um grande gargalo para os proprietários de carros elétricos, a Volvo está transformando em solução”, reforça.

Nesta segunda fase, a marca chega a mais seis estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro com a instalação de mais de 15 eletropostos — São Paulo foi o primeiro estado a receber eletropostos da marca (leia mais abaixo). Esses novos pontos ligam para estados vizinhos, como Espírito Santo, por exemplo.

Imagem mostra mapa do Brasil com pontos em destaque com a localização dos eletropostos da Volvo
Mapa indica os locais anunciados pela Volvo para a instalação de eletropostos. Foto: Divulgação/Volvo.

Todos os carregadores, tanto os que já estão instalados, como os novos, tem monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. A central é capaz de acompanhar cada carregamento e até reiniciar o equipamento à distância, garantindo que os clientes tenham a tranquilidade de chegar e conseguir carregar seus veículos.

“Somente na segunda fase estamos estimando um investimento de R$ 12 milhões”, afirma Godoy. A previsão de conclusão da segunda fase é até fevereiro de 2024. O projeto completo de infraestrutura promovido pela Volvo prevê cinco fases.

Imagem mostra carro elétrico vermelho conectado a eletroposto
Carro elétrico recebe recarga em eletroposto instalado na Rodovia Fernão Dias. Foto: Divulgação/Volvo.

 

Parceria com a Vibra

Para a segunda fase do projeto de eletrificação das rodovias, a Volvo firmou parceria com a Vibra Energia, empresa com larga experiência na distribuição e comercialização de combustíveis no Brasil. Segundo o comunicado enviado à imprensa, as empresas querem atuar em “colaboração mútua em oportunidades de eletromobilidade”, buscando oferecer experiência positiva para os clientes.

“A Vibra trabalha para prover soluções de recarga e suprimento de energia, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada, com ênfase nos nossos postos rodoviários e urbanos em todo o país. Para construir e pavimentar esse caminho as parcerias são fundamentais. Junto com a Volvo vamos avançar em ofertas para eletrificação, combinando esforços e troca de conhecimentos e tecnologias para ampliar a experiência dos usuários”, afirma Marcia Loureiro, gerente de eletromobilidade da Vibra Energia.

Carro elétrico azul marinho recebe recarga de eletroposto da Volvo
Até agora, sete eletropostos da Volvo foram instaladas durante primeira fase do projeto. Foto: Divulgação/Volvo.

Primeira fase

Em 2022, a marca deu início à primeira fase do projeto. Até agora, sete dos 13 eletropostos anunciados já foram instalados, nos estados de São Paulo e Minas Gerais, ligando a capital paulista ao interior, Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). A expectativa é que até o fim do primeiro semestre de 2023 os outros eletropostos sejam inaugurados também. O investimento é de R$ 10 milhões.

Somente com os sete eletropostos inaugurados até aqui, já foram realizadas 1.614 recargas, de acordo com o comunicado da empresa, com um consumo de 38.106 kWh, energia que seria suficiente para suprir 221 residências por um mês (esses dados são referentes ao dia 15 de março de 2023).

A energia utilizada nesses sete eletropostos é suficiente para um veículo como o XC40 Recharge Ultimate rodar 288 mil quilômetros. Essa distância equivale a sete voltas na Terra”, diz Rafael Ugo, diretor de Marketing Volvo Cars America Latina. “E tudo isso sem emitir poluentes. Uma economia de 44 toneladas de CO2 para nossa atmosfera.”

Vagas para recarga tem coloração cinza e verde, com sinal de carro sendo ligado à tomada.
Vagas são bem sinalizadas e monitoradas com câmeras. Foto: Divulgação/Volvo.

Localização eletropostos

Para facilitar ainda mais a experiência dos usuários, a Volvo ainda está lançando um hotsite com a localização de todos os eletropostos da marca. Assim, ao navegar pelo mapa, o cliente pode encontrar o eletroposto mais próximo e planejar sua rota. 

O site ainda terá um passo a passo de como utilizar o sistema de recarga, para usuários inexperientes, além de oferecer dicas e curiosidades locais sobre cada parada. O endereço do hotsite é https://eletropostosvolvocars.com.br.

Ler o Anterior

EUA e União Europeia negociam acordo por baterias de VEs

Ler o Próximo

Eletroposto Shell Recharge já está funcionando no ABC paulista

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular