
A 99 prevê a entrega de 300 motocicletas até novembro. Foto: Divulgação/99
A 99, em parceria com a Riba Brasil, iniciou a operação de motos elétricas em Belém (PA) como parte das ações para ampliar a mobilidade sustentável na cidade, que vai sediar a COP30. A iniciativa prevê a entrega de 300 motocicletas até novembro, com as primeiras 60 já sendo disponibilizadas no início de julho. O valor para locação será de R$ 399 por semana para os motoristas parceiros.
A ação faz parte dos esforços da Aliança pela Mobilidade Sustentável, que reúne 23 empresas, e tem como principal objetivo reduzir custos operacionais dos condutores e contribuir para a diminuição da emissão de poluentes.
A estimativa é que a cada 10 mil quilômetros percorridos com as motos elétricas, 1 tonelada de CO2 deixe de ser emitida.
Crescimento da mobilidade elétrica no Pará
A escolha de Belém como cidade-piloto está relacionada ao crescimento acelerado da plataforma na região. Nos últimos 12 meses, a 99 registrou aumento de 60% nas entregas realizadas com motocicletas e 40% nas viagens com passageiros na capital paraense. No mesmo período, o número de condutores parceiros cresceu 30% em todo o país.
As motos elétricas desenvolvidas pela Riba Brasil foram adaptadas às características da cidade. Elas suportam até 220 kg, possuem autonomia de até 120 km e contam com acesso a 14 estações de troca de bateria espalhadas pela cidade.
Avanços da Aliança pela Mobilidade Sustentável
Criada há três anos, a Aliança pela Mobilidade Sustentável já movimentou mais de R$ 332 milhões em investimentos no setor. Desde então, foram realizadas mais de 18 milhões de viagens em veículos eletrificados na plataforma da 99, evitando a emissão de mais de 18 mil toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 145 mil árvores.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.