Mercado segue a tendência da eletromobilidade. Foto: Divulgação/Freepik
2025 se encerrará como o ano com mais vendas de veículos eletrificados no Brasil. Mesmo com o mês de dezembro ainda em andamento, até novembro foram emplacados 190.007 VEs, superando as 177.358 vendas do ano completo de 2024.
Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, que analisa e mede o mercado desde 2012. Ao todo, a frota de veículos elétricos e híbridos no Brasil já conta com aproximadamente 590 mil unidades, com a marca de 600 mil veículos bastante próxima.
As estatísticas refletem o crescimento da eletromobilidade no território nacional.
Virada de chave em 2022
Desde 2022, mais de 510 mil veículos eletrificados foram vendidos, muito por conta do “boom” das tecnologias automotivas e marcas chinesas no Brasil. O país asiático é o principal polo global da mobilidade elétrica.
Ao longo de 2023 e 2024, esse crescimento se acentuou mais ainda, atingindo seu ápice em 2025, com o recorde de emplacamentos de VEs no Brasil. Seguindo essa linha, esse mercado tem a tendência de ser cada vez mais potencializado em 2026. A BYD já começou a produzir veículos no território nacional, com a fábrica de Camaçari (BA). A GWM também, em Iracemápolis (SP).
Para o ano que vem, a Leapmotor anunciou a produção de VEs no complexo industrial de Goiana (PE) e a Geely anunciou a fabricação de modelos eletrificados no Paraná, reforçando a tendência de crescimento desse segmento.
Além disso, diversas outras marcas já anunciaram a chegada de novos modelos elétricos e híbridos para 2026, prometendo ampliar ainda mais a concorrência no mercado automotivo e fortalecer o mercado da eletrificação.
Presença de VEs no Salão do Automóvel de São Paulo
Outro fator que reforçou o potencial de crescimento dos VEs no próximo ano foi o Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em novembro de 2025. O evento teve uma presença massiva de carros elétricos e híbridos. Praticamente todas as montadoras que estiveram presentes apresentaram modelos eletrificados, o que mostra que a tendência do mercado está voltada para a mobilidade elétrica.
O mercado de Veículos eletrificados contribui para uma mobilidade mais sustentável e descarbonizada, além de oferecer novas opções para os consumidores.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.