
Cerca de 10 mil motores de popa são produzidos por ano no Brasil pela Yamaha. Foto: Divulgação/Yamaha
A Yamaha Náutica lançou no Brasil a marca de motores elétricos de popa Torqeedo, da linha Travel, com os modelos Travel e Travel XP. Os produtos unem desempenho e sustentabilidade, sem emissão de poluentes e com tecnologia inteligente integrada.
“Ao introduzir os motores Travel e Travel XP, a Yamaha Náutica reforça seu portfólio, oferecendo uma alternativa totalmente livre de emissões e alinhada às demandas atuais por uma mobilidade mais limpa”, destacou o gerente executivo da Yamaha Náutica, Luciano Guidugli.
Potência
Com 1.600 W de potência, o Travel XP é ideal para embarcações de até 2 toneladas, atuando inclusive em águas costeiras ou condições mais exigentes. Já o Travel, com 1.100 W e peso total de apenas 20 kg – somando motor e bateria- é perfeito para embarcações de até 1,5 tonelada, oferecendo praticidade e autonomia para o dia a dia. Ambos os modelos trazem bateria de lítio de alta capacidade, recarregável em tomadas convencionais (sistema 12V/24V), e design click-and-play, que dispensa cabos e permite montagem e uso instantâneos.

Tecnologia e design
A conectividade via Bluetooth e Wi-Fi integra os motores ao app TorqView, que oferece mapas, registro de viagens, estatísticas de uso, códigos de falha e atualizações remotas (OTA). O sistema inteligente de gerenciamento de bateria (BMS) otimiza o desempenho e prolonga a vida útil, enquanto o visor colorido integrado exibe em tempo real dados como velocidade, carga e autonomia.
A alça ergonômica facilita o transporte e a instalação, e o sistema de orientação 360° garante manobras precisas em espaços reduzidos. Para águas rasas, o ajuste de inclinação de até 90° oferece mais versatilidade e melhor desempenho. “Com mais de 100 mil unidades da linha Travel vendidas no mundo desde 2005, reforçamos nossa liderança em inovação e o compromisso com uma navegação silenciosa, sustentável e de alto desempenho”, completa Guidugli.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.