Xiaomi YU7, SUV elétrico. Foto: Divulgação / Xiaomi
A Xiaomi ultrapassou as 600 mil vendas de veículos elétricos 22 meses após o primeiro emplacamento. A marca chinesa, conhecida pela atuação no mercado de tecnologia, entrou no segmento automotivo em março de 2024.
Já no primeiro ano foram entregues 139.471 carros da empresa. Em 2025, foram 411.837 VEs comercializados. Para 2026, a projeção é vender novas 550 mil unidades, de acordo com Lei Jun, fundador, presidente e CEO da Xiaomi.
Quais os carros da Xiaomi?
O primeiro veículo da Xiaomi foi o SU7, sedã elétrico que será reestilizado — a versão atualizada do carro chegará em abril de 2026. Em fevereiro de 2025, foi lançado o SU7 Ultra, modelo de alto desempenho baseado no SU7. Quatro meses depois, a marca apresentou o SUV YU7. Este carro se tornou o principal do portfólio da marca à medida que a produção aumentou.
Os carros da Xiaomi competem diretamente com modelos da Tesla. O SU7 disputa o mercado com o Tesla Model 3 — dois sedãs elétricos. O YU7, por sua vez, concorre com o SUV Tesla Model Y.


Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.