O Rivian R2 deve ser o primeiro veículo a ter essas tecnologias da parceria entre as empresas. Foto: Divulgação/Rivian
A Volkswagen e a Rivian anunciaram uma joint venture para desenvolvimento de novos veículos elétricos. O acordo conta com um aporte de cerca de US$ 5,8 bilhões (R$ 33,67 bilhões, na cotação atual) e foi iniciado no dia 13 de novembro de 2024.
A parceria visa desenvolver uma nova arquitetura elétrica e software avançado para futuros veículos eletrificados, com foco em modelos subcompactos. O primeiro carro dessa nova linha, o Rivian R2, tem produção prevista para ser iniciada em 2026.
Essa nova parceria será conhecida como “Rivian and VW Group Technology, LLC”, e sua sede ficará em Palo Alto, na Califórnia (EUA), com Wassym Bensaid, chefe de software da Rivian, e Carsten Helbing, engenheiro chefe da Volkswagen, sendo os líderes desses novos projetos.
A tecnologia desenvolvida por meio dessa joint venture será integrada tanto nos modelos de entrada da Rivian, como o R2, quanto em veículos das marcas Audi, Porsche e Scout Motors, do Grupo Volkswagen. Para a Rivian, essa parceria representa um impulso necessário em meio aos desafios financeiros enfrentados desde seu IPO em 2021.
Já para a Volkswagen, a colaboração oferece acesso à expertise da Rivian em software automotivo, permitindo-lhe avançar em um mercado cada vez mais focado em veículos definidos por software e com atualizações remotas (OTA), alinhando-se às demandas de inovação contínua no setor.
Rivian R2
O novo SUV da Rivian pretende ser um dos primeiros a passar por uma transformação, com as tecnologias dessa nova parceria com a Volkswagen. Sem muitas informações técnicas, o que foi anunciado pela empresa norte-americana foi a opção de bateria maior, que terá alcance de pelo menos 482 km, além de aceleração de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) de menos de 3 segundos.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.