
Vendas globais de carros elétricos estão em alta. Foto: Divulgação/Freepik.
As vendas globais de veículos elétricos (VEs) registraram 12,5 milhões de unidades de janeiro a agosto de 2025, o que representa uma alta de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apenas no mês de agosto, foram comercializados 1,7 milhão de veículos totalmente elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), 5% a mais que o mês anterior. Os dados são da Rho Motion, empresa britânica de pesquisa especializada em cadeia de suprimentos da eletromobilidade.
A China continua com o maior impacto nas vendas, com 7,5 milhões de unidades de janeiro a agosto de 2025, o que também representa crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2024. Porém, a taxa de crescimento desacelerou em julho e agosto, na comparação com o mesmo período de 2024, quando subsídios adicionais estimularam a demanda.
Já a Europa, com 2,6 milhões de unidades vendidas no ano (alta de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior), também chama a atenção. E há de se destacar o avanço de marcas chinesas no continente, em especial a BYD.
“As vendas globais de VEs já alcançaram 12,5 milhões de unidades nos primeiros oito meses do ano. O ritmo permanece na Europa, sustentado pela legislação de emissões, com grandes países automotivos, Alemanha e Reino Unido, crescendo 45% e 31% no acumulado do ano (YTD), respectivamente”, disse Charles Lester, gerente de dados da Rho Motion.
Eletrificação descentralizada
Outro destaque é o avanço da eletrificação no resto do mundo, que superou a marca de 1 milhão de unidades vendidas de janeiro a agosto de 2025, alta de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que comprova que o mercado de veículos elétricos já é uma realidade global, e não mais centralizada em nichos.
A América do Norte, com 6% de crescimento nos oito primeiros meses de 2025, vive a expectativa pelo fim dos créditos fiscais para as aquisições de VEs, disponíveis até o fim de setembro.
“O mercado norte-americano atingiu um recorde mensal à medida que consumidores nos EUA aceleram compras para aproveitar o crédito fiscal antes que ele expire no final de setembro”, avalia Lester.
Expectativa alta
Segundo a análise da Rho Motion, o desempenho global de vendas de VEs mantém ritmo constante de aceleração. A expectativa é que o ano de 2025 feche com 18 milhões a 19 milhões de veículos elétricos vendidos no mundo.
Por isso, o equilíbrio entre políticas públicas, expansão da infraestrutura de recarga e competitividade da cadeia de suprimentos de baterias são apontados pelos especialistas como fundamentais para o avanço do setor.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.