Canal VE

16 de setembro de 2025

Vendas globais de VEs atingem 12,5 milhões de unidades no ano

imagem aérea com dezenas de carros em estacionamento

Vendas globais de carros elétricos estão em alta. Foto: Divulgação/Freepik.

As vendas globais de veículos elétricos (VEs) registraram 12,5 milhões de unidades de janeiro a agosto de 2025, o que representa uma alta de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apenas no mês de agosto, foram comercializados 1,7 milhão de veículos totalmente elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), 5% a mais que o mês anterior. Os dados são da Rho Motion, empresa britânica de pesquisa especializada em cadeia de suprimentos da eletromobilidade.

A China continua com o maior impacto nas vendas, com 7,5 milhões de unidades de janeiro a agosto de 2025, o que também representa crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2024. Porém, a taxa de crescimento desacelerou em julho e agosto, na comparação com o mesmo período de 2024, quando subsídios adicionais estimularam a demanda.

Já a Europa, com 2,6 milhões de unidades vendidas no ano (alta de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior), também chama a atenção. E há de se destacar o avanço de marcas chinesas no continente, em especial a BYD

“As vendas globais de VEs já alcançaram 12,5 milhões de unidades nos primeiros oito meses do ano. O ritmo permanece na Europa, sustentado pela legislação de emissões, com grandes países automotivos, Alemanha e Reino Unido, crescendo 45% e 31% no acumulado do ano (YTD), respectivamente”, disse Charles Lester, gerente de dados da Rho Motion.

 

Eletrificação descentralizada

Outro destaque é o avanço da eletrificação no resto do mundo, que superou a marca de 1 milhão de unidades vendidas de janeiro a agosto de 2025, alta de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que comprova que o mercado de veículos elétricos já é uma realidade global, e não mais centralizada em nichos.

A América do Norte, com 6% de crescimento nos oito primeiros meses de 2025, vive a expectativa pelo fim dos créditos fiscais para as aquisições de VEs, disponíveis até o fim de setembro.

“O mercado norte-americano atingiu um recorde mensal à medida que consumidores nos EUA aceleram compras para aproveitar o crédito fiscal antes que ele expire no final de setembro”, avalia Lester. 

 

Expectativa alta

Segundo a análise da Rho Motion, o desempenho global de vendas de VEs mantém ritmo constante de aceleração. A expectativa é que o ano de 2025 feche com 18 milhões a 19 milhões de veículos elétricos vendidos no mundo.

Por isso, o equilíbrio entre políticas públicas, expansão da infraestrutura de recarga e competitividade da cadeia de suprimentos de baterias são apontados pelos especialistas como fundamentais para o avanço do setor.

 

Ler o Anterior

99 e DiDi lançam R$ 6 bilhões em créditos para motos elétricas

Mais Popular