
Veículos da marca italiana Exelentia foram idealizados junto ao Vaticano. Foto: Divulgação/Vatican News
O Vaticano recebeu dois veículos elétricos personalizados para auxiliar o papa Leão XiV em viagens apostólicas ao redor do mundo. Os veículos da marca italiana Exelentia foram idealizados em um design mais compacto para ser transportados em aviões com rotas de longa distância e que atendam aos mais altos padrões de segurança.
O projeto é resultado de uma colaboração da empresa com o Corpo de Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano, que supervisionou e apoiou todas as fases individuais da iniciativa.
No comunicado, o governo do estado do Vaticano ressaltou que os dois veículos foram baseados em um modelo elétrico produzido pela Garia, empresa do Club Car Group. “Foi dada especial ênfase à total sustentabilidade do veículo, com zero emissões ambientais e sonoras, e à obtenção dos mais altos padrões de segurança”, destaca. A ITA Airways, na qual o papa viaja, também colaborou para a adequação dos veículos no transporte aéreo.
Papamóvel e veículos oficiais
Desde dezembro de 2024, o papamóvel – utilizado em aparições aos fiéis – é um modelo elétrico. O modelo Mercedes-Benz G 580 foi modificado para se adequar aos padrões utilizados já tradicionalmente pelos pontífices em décadas.
A busca pela implantação da eletrificação nos veículos já havia se iniciado em 2015, quando o Vaticano tentou utilizar um papamóvel híbrido, mas que foi trocado por um modelo a combustão nos anos seguintes.
Fora o uso do carro tradicional, Leão XIV utiliza o Volkswagen Tiguan híbrido plug-in para seus deslocamentos oficiais pela cidade, fazendo parte de uma parceria do Vaticano com a Volkswagen que prevê o fornecimento de veículos eletrificados em regime de aluguel de médio ou longo prazo ao estado.

Uma frota de carros com impacto zero até 2030
Com esta nova entrega, o Vaticano dá continuidade ao seu compromisso de substituir gradualmente seus carros por veículos elétricos, a fim de tornar a frota de carros de impacto zero até 2030. Além disso, o Estado está avançando na implementação da rede de recarga para veículos elétricos em seu território e em áreas extraterritoriais.
Em 20 de dezembro de 2024, entraram em operação 20 pontos de carregamento “rápido” em 10 totens e 2 pontos de carregamento “ultra rápido” em um totem adicional próximo à entrada da Sala Paulo VI.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.