Toyota pretende expandir negócios relacionados à eletromobilidade. Foto: Divulgação/Toyota.
A Toyota planeja adquirir um terreno em uma área industrial na província de Fukuoka, no Japão, para a construção de uma nova fábrica de baterias para veículos elétricos. De acordo com o portal Nikkei, a unidade seria construída em Kyushu, uma ilha no sudoeste do país.
O parque industrial fica a cerca de 40 km da fábrica de automóveis Miyata, na cidade de Miyawaka (Fukuoka), onde a Toyota fabrica carros da marca Lexus (UX, NX, RX e ES). A empresa tem capacidade de produção de 430 mil veículos por ano na fábrica, exportando 90% do volume.
O objetivo da Toyota com a nova fábrica de baterias para veículos elétricos seria transformar a ilha de Kyushu em um centro global de fornecimento de baterias. A planta seria operada pela Primearth EV Energy, uma subsidiária da marca japonesa especializada na produção de baterias.
Apesar de as informações estarem ganhando as páginas de jornais do mundo todo, a Toyota ainda não confirma oficialmente a aquisição do terreno para esse propósito. Detalhes do investimento ou mesmo do início das operações também não foram revelados.
Incentivo governamental
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão poderia conceder à empresa um subsídio para esta fábrica levando em consideração a Lei de Promoção da Segurança Econômica.
A Toyota estabeleceu uma meta de 3,5 milhões de vendas anuais de veículos elétricos e pretende alcançá-la até 2030. Para isso, conta com a Lexus para a expansão do mercado.
Kyushu, também chamada de Vale do Silício do Japão, abriga muitas fábricas de automóveis e semicondutores e é parte integrante da cadeia de fornecimento de veículos elétricos da Toyota.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.