
RML Group deve iniciar produção em série de bateria com tecnologia VarEVolt. Foto: Divulgação/RML Grroup.
A startup britânica RML Group anunciou que sua inovadora bateria para veículos elétricos, capaz de ser recarregada completamente em apenas 18 segundos, recebeu a certificação oficial para produção em série. A tecnologia, chamada VarEVolt, foi homologada de acordo com o Regulamento nº 100 da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), que estabelece os padrões de segurança para componentes usados em veículos elétricos.
Enquanto os modelos mais rápidos do mercado levam de 12 a 15 minutos para alcançar carga total, a bateria da RML promete atingir esse mesmo resultado em menos de meio minuto, desde que conectada a um sistema de carregamento com potência compatível.
Alta potência e recarga instantânea
Com capacidade de descarga de 6 kW por quilo e taxa de carregamento de 200C (cem vezes mais rápida que a média do mercado), o sistema VarEVolt já está sendo testado em modelos híbridos de alto desempenho, como o Czinger 21C, um hypercar norte-americano com produção limitada a 80 unidades.
Segundo Michael Mallock, diretor executivo da RML, a bateria foi desenvolvida para aplicações em carros superesportivos, mas tem potencial para ser adaptada a outros perfis de veículos, inclusive para retrofit em modelos de luxo como o LaFerrari e o McLaren P1. “Nosso objetivo é oferecer upgrades reais de desempenho, com mais autonomia ou potência, conforme a necessidade de cada fabricante”, afirma.
Design e versatilidade
Um dos diferenciais técnicos do VarEVolt está na sua estrutura modular. Isso permite que o mesmo sistema seja configurado para entregar mais alcance, mais potência ou um equilíbrio entre ambos, dependendo do tipo de veículo ou uso. De acordo com a RML, o modelo também pode despejar toda sua carga de forma extremamente rápida, o que abre caminho para aplicações específicas como pistas de corrida ou veículos de emergência.
Apesar da homologação recente, a bateria VarEVolt já é usada por pequenos fabricantes e, com a entrada em produção em série, deve ampliar seu alcance para mais modelos. A empresa desenvolve atualmente um kit de integração para adaptar a tecnologia a carros já existentes, o que pode impulsionar o mercado de veículos elétricos de alta performance, mas ainda não há previsão de lançamento comercial em larga escala.

Vivendo na Europa há 12 anos, trabalha como jornalista correspondente para diferentes canais de comunicação no Brasil, assim como para projetos que apoiam o desenvolvimento de brasileiros no mercado de trabalho no exterior. Graduada em Jornalismo pela Estácio de Sá do Ceará em 2008.