Canal VE

Spott habilita integrador solar no ramo da recarga elétrica

Integradores de energia solar estão entrando no mercado de recarga para veículos elétricos. Foto: Divulgação/Freepik

A Spott, desenvolvedora de tecnologias para redes de recarga, vem habilitando a entrada dos integradores de energia solar no mercado de recarga para veículos elétricos.

Com a consolidação da geração distribuída e do mercado livre de energia no Brasil, o setor solar passa a incluir o varejo de energia em seus modelos de negócio. Nesse modelo, em vez de vender apenas o kWh, o integrador passa a oferecer o serviço de recarga elétrica, aumentando significativamente o retorno sobre o investimento.

“O integrador solar já domina a infraestrutura energética e o cliente corporativo. A recarga elétrica é o próximo passo natural, porque transforma o atacado em varejo de energia e aumenta significativamente a margem de rentabilidade”, explica Thiago Moreno, CEO da Spott.

 

Do atacado ao varejo da energia

Tradicionalmente, o integrador solar vende energia no atacado: instala sistemas de geração distribuída e negocia contratos de longo prazo com margens fixas e previsíveis. Com o avanço da mobilidade elétrica – que atualmente conta com 566 mil veículos eletrificados, segundo a ABVE – a oportunidade de comercializar energia diretamente ao consumidor final por meio de estações de recarga se torna uma oportunidade ao setor.

Nesse modelo, a energia é vendida como serviço, com preço por kWh superior e retorno financeiro mais rápido.

Viabilizando essa transição, a startup passa a oferecer tecnologia, suporte técnico e ajuda para os negócios para que o integrador solar consiga instalar, operar e rentabilizar pontos de recarga de forma simples e eficiente. A tecnologia conecta carregadores, energia e dados em uma única base, permitindo acompanhar consumo, faturamento e performance em tempo real.

“A diferença entre o atacado e o varejo da energia está na margem. O integrador que aprende a operar recarga não depende mais apenas da geração — ele passa a vender experiência, conveniência e serviço”, complementa Moreno.

 

Ler o Anterior

BYD já supera marca de 10 mil carros produzidos em Camaçari

Ler o Próximo

Volvo EX90 recebe nota máxima em segurança pelo Euro NCAP

Mais Popular