
Os 11 mil pontos de carregamento ficarão espalhados por 25 países da Europa. Foto: Divulgação/Spark Alliance
As empresas Atlante, Electra, Fastned e Ionity anunciaram o lançamento da Spark Alliance, uma aliança entre elas, com o objetivo de criar a maior rede de carregamento de veículos elétricos da Europa.
O objetivo das empresas é simplificar o carregamento público de veículos elétricos, com cerca de 11 mil pontos de carregamento interoperáveis em 25 países, alimentados por energia 100% renovável, simplificando as experiências dos usuários e a necessidade de manipular vários aplicativos, cartões ou métodos de acesso específicos de cada operadora.
Por meio de um modelo de interoperabilidade, os motoristas de veículos elétricos poderão localizar, acessar e pagar por sessões de carregamento nos pontos de carregamento de alta potência (HPC) da rede, tudo por meio do aplicativo de qualquer membro participante.
“Os motoristas podem ir a qualquer estação de carregamento na rede da Spark Alliance e usar qualquer um dos aplicativos dos membros da Alliance para iniciar e parar sua sessão de carregamento e pagar. Isso cria uma rede padronizada e aberta para todos”, confirmou a Spark Alliance em uma declaração conjunta para a imprensa europeia.

Padronização na rede de carregadores
A iniciativa busca solucionar um dos principais desafios enfrentados pelos usuários de veículos elétricos: a fragmentação da infraestrutura de recarga. Atualmente, motoristas lidam com diferentes sistemas, padrões de conectividade e formas de pagamento, o que dificulta o uso contínuo da rede.
A proposta da Spark Alliance é integrar pontos de carregamento confiáveis e ultrarrápidos em uma única plataforma, oferecendo maior padronização e praticidade para os condutores.
A aliança também integrará planejadores de rotas, permitindo que os usuários encontrem facilmente as estações mais convenientes e confiáveis na interface de aplicativo de qualquer parceiro.
“Nossa colaboração envia um sinal forte para a e-mobilidade na Europa: carregamento rápido e confiável, simplificado em 25 países da UE – tudo dentro do aplicativo no qual os motoristas já confiam”, disse Jeroen van Tilburg, CEO da Ionity.
“Os motoristas de veículos elétricos muitas vezes se encontram em um labirinto: muitos aplicativos, cartões de carregamento e pontos de carregamento de baixa qualidade criam confusão e incerteza. Estamos resolvendo esse problema reunindo as principais empresas de infraestrutura de carregamento da Europa para criar a experiência de carregamento mais relaxante na maior rede da Europa”, completou Michiel Langezaal, CEO e cofundador da Fastned.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.