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6 de junho de 2025

São Paulo vai implantar BESS em garagens de ônibus elétricos

ônibus elétricos parados

São Paulo tem a maior frota de ônibus elétricos do país. Créditos: Edson Lopes/Prefeitura de São Paulo

A prefeitura de São Paulo assinou um protocolo de intenções com a Huawei e a Matrix Energia para implementar um sistema BESS para parte de sua frota de ônibus elétricos. O módulo BESS (Battery Energy Storage System) é composto por um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos disponíveis em garagens de ônibus. O BESS trabalha como um powerbank para armazenar energia e liberá-la rapidamente. 

O objetivo, segundo a administração municipal, é garantir a infraestrutura necessária para o carregamento da frota de ônibus elétricos de São Paulo, uma vez que o BESS multiplica por até seis vezes a capacidade de recarga atual das garagens. Com um módulo BESS, de 4,5 MWh, é possível carregar 29 ônibus.

O sistema é uma aposta para resolver limitações na infraestrutura elétrica das frotas na cidade, reduzindo a dependência da concessionária Enel e cumprindo o Programa de Metas, que prevê ônibus de energia limpa em substituição ao diesel.

Com a maior frota de ônibus elétricos do país, contando com 728 veículos, a prefeitura de São Paulo promete substituir 2.200 ônibus movidos a diesel por veículos de matriz energética limpa até 2028. De janeiro até junho deste ano, 226 ônibus elétricos já foram entregues. 

“Os novos equipamentos trazem um avanço tecnológico importante para a cidade, modernizando o processo de recarga dos ônibus, o que irá resultar em maior agilidade na renovação da frota sustentável. Isso vai permitir viagens mais confortáveis e, ao mesmo tempo, colaborar com um ar mais limpo para toda São Paulo”, afirma o presidente da SPTrans, Victor Hugo Borges.

O modelo já é usado com sucesso na China e foi anunciado como alternativa na capital pelo prefeito Ricardo Nunes após visita ao centro de pesquisa da Huawei em Xangai.

 

Como funciona

O módulo BESS armazena a eletricidade ao longo do dia para liberá-la rapidamente no horário de recarga da frota de ônibus elétricos. A energia armazenada é controlada por meio de uma plataforma digital, que permite que as concessionárias façam a distribuição e o consumo de forma mais eficiente, permitindo também o monitoramento em tempo real do desempenho e do uso energético em suas garagens.

“Há dois anos a Huawei e a Matrix firmaram uma parceria para desenvolver, no Brasil, o BESS. Essa tecnologia avançou bastante em outros países, com projetos bem sucedidos na eletrificação da mobilidade, disse o CEO da Huawei Digital Power, Simon Tsui. “Estamos engajados para oferecer ao município de São Paulo nossas tecnologias, que resultarão em um aumento expressivo do número de ônibus elétricos, sem a necessidade de grandes intervenções na rede de energia. A prefeitura de São Paulo será um exemplo mundial na eletrificação da mobilidade pública”, finalizou.

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