
Sistema deve ser implementado em até 90 dias. Foto: Divulgação/Huawei
A Prefeitura de São Paulo assinou os primeiros contratos para a instalação do BESS (Battery Energy Storage System) em duas garagens de ônibus da cidade. Os equipamentos são da Huawei, e serão implementados pelo grupo Matrix Energia.
O sistema BESS é composto por um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos, que serão instalados nas garagens dos ônibus. A adoção dessa nova tecnologia possibilitará superar limitações na infraestrutura elétrica, reduzir a dependência da concessionária Enel e cumprir o Programa de Metas de São Paulo para uma frota de energia limpa.
Com os seis novos equipamentos nesse primeiro momento, o projeto assinado com anuência da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da SPTrans dá um passo para que a frota elétrica paulistana se expanda ainda mais.
O Protocolo de Intenções para implementar o sistema em São Paulo foi assinado em 5 de junho, sendo confirmado sete projetos que devem ser implementados em até 90 dias. Com a inovação, as concessionárias passam a ter maior capacidade para carregamento dos ônibus elétricos a bateria.
Implantação
Com a implantação do BESS nas garagens de ônibus, a Prefeitura ampliará a infraestrutura de carregamento dos ônibus elétricos a bateria, aproveitando a oferta de energia de oportunidade proporcionada pelo equipamento. A adoção dessa nova tecnologia possibilitará avançar no cumprimento do Programa de Metas, que prevê ônibus de energia limpa em substituição ao diesel.
A inovação chega à cidade sem custos para a gestão municipal. Os contratos foram assinados entre as operadoras de ônibus, a Huawei, empresa chinesa fornecedora do equipamento, e o grupo Matrix Energia. Pelo acordo, todo o investimento em capital (capex) e em implantação será feito pelo Grupo Matrix.
O BESS multiplica por até seis vezes a capacidade de recarga atual das garagens. Cada módulo fornecerá 4,5 MWh de energia elétrica. Inicialmente, serão 2 sistemas instalados na concessionária A2 Transportes, que opera na Zona Sul, e 4 na Auto Bless, da Zona Oeste.
BESS
Controlada por uma plataforma digital, a energia armazenada permite que as concessionárias monitorem o consumo em tempo real e façam a distribuição de forma mais eficiente. A solução ainda garante o carregamento dos veículos por até três horas em casos de interrupção no fornecimento de energia.
Rubens Misorelli, CEO da Matrix Energia, reforçou que esse projeto contribui com a mobilidade urbana de São Paulo, sendo de grande impacto positivo para toda a cidade, beneficiando os moradores e os negócios. “O BESS é um sistema inovador, que permite maior segurança e estabilidade para serviços importantes tais quais o transporte público”, afirma.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.