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25 de julho de 2025

São Paulo confirma BESS nas garagens em entrega de ônibus

Com um único módulo BESS (4,5 MWh), será possível carregar ao menos 29 ônibus. Foto: Sergio Barzaghi/Secom

Anunciado há pouco mais de um mês pela Prefeitura de São Paulo, o Protocolo de Intenções com as empresas Matrix Energia e a Huawei já tem pronto sete projetos do sistema BESS (Battery Energy Storage System) que devem ser implementados nas garagens de ônibus em até dois meses. A informação foi dada durante a entrega de mais 120 ônibus elétricos para a frota da capital.

O sistema BESS é composto por um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos, que serão instalados nas garagens dos ônibus. A adoção dessa nova tecnologia possibilitará superar limitações na infraestrutura elétrica, reduzir a dependência da concessionária Enel e cumprir o Programa de Metas de São Paulo para uma frota de energia limpa.

 

Carregamento mais rápido

Com a implementação do BESS, a capacidade de recarga atual das garagens será multiplicada em até seis vezes, sendo possível, com um único módulo BESS (4,5 MWh), carregar ao menos 29 ônibus.

Os equipamentos, juntos, podem atender 44 carregadores extras e abastecer em torno de 440 ônibus elétricos. O modelo já é usado com sucesso na China e foi anunciado como alternativa na capital após visita da administração municipal ao centro de pesquisa da Huawei em Xangai em abril deste ano.

Nesse sistema, a eletricidade é armazenada ao longo do dia para liberá-la rapidamente no horário de recarga da frota. A energia armazenada é controlada por meio de uma plataforma digital, que permite que as concessionárias façam a distribuição e o consumo de forma mais eficiente, permitindo também o monitoramento em tempo real do desempenho e do uso energético em suas garagens. 

“Com o BESS, ganhamos independência, agilidade e eficiência energética”, disse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, durante evento de entrega dos novos ônibus elétricos na praça Charles Müller.

Novos ônibus elétricos da cidade de São Paulo, na cor verde, enfileirados
120 ônibus elétricos passam a fazer parte da frota paulistana. Foto: Sergio Barzaghi/Secom

Frota eletrificada

Até 2028, São Paulo prevê substituir 2.200 ônibus movidos a diesel por veículos de matriz energética limpa. Com a nova entrega de 120 veículos em 24 de julho de 2025, a capital paulista chega a 841 ônibus elétricos na frota, o que representa 38,2% da sua meta até o momento.

Mesmo São Paulo possuindo a maior frota de ônibus elétricos do Brasil, os eletrificados ainda representam apenas 6,3% da frota paulistana total, que até junho mantinha em circulação 13.336 ônibus.

Com essa nova entrega, os 120 novos veículos trazem uma redução de consumo de 35 mil litros de diesel por ano. Cada unidade também deixa de emitir em média 87 toneladas de CO₂ (dióxido de carbono) por ano, representando uma redução de 10,4 mil toneladas anuais na emissão de poluentes. Segundo a prefeitura, os novos ônibus elétricos já entram em operação imediatamente.

 

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