Canal VE

Saiba quais fabricantes terão até 2027 baterias de estado sólido

Fábrica da Zeekr

Tecnologia melhoraria ainda mais os carros de motorização elétrica. Foto: Divulgação / Geely

As montadoras chinesas aceleram os planos para desenvolver e comercializar baterias de estado sólido. Em 2026, o movimento ganha ainda mais força com o avanço das normas técnicas na China e com o anúncio de novos cronogramas por parte de fabricantes como Geely, Chery, BYD, Sunwoda e FAW.

A tecnologia cresce ao mesmo tempo em que o governo chinês estrutura a regulamentação. A norma nacional que define a terminologia e a classificação das baterias de estado sólido concluiu a fase de redação e está em consulta pública até o fim de fevereiro. Após testes e revisões, a publicação oficial está prevista para julho. O objetivo é padronizar as definições de baterias líquidas, semi-sólidas e totalmente sólidas, dando mais segurança ao desenvolvimento industrial.

 

Geely

A Geely estruturou três linhas principais de pesquisa, combinando tecnologias com polímeros, sulfetos e haletos para atender diferentes demandas do mercado. A empresa desenvolve materiais catódicos de alto teor de níquel, eletrólitos com propriedades retardantes de chama e uma tecnologia de reparo de dendritos de lítio. 

Segundo a companhia, os primeiros protótipos de veículos com baterias de estado sólido devem ser concluídos até 2026. Em 2027, a meta é iniciar a industrialização em pequena escala, com 1 mil veículos de demonstração em operação. 

Até 2030, a Geely pretende consolidar a produção em massa para modelos de alto padrão, com células que superem 500 Wh/kg de densidade energética e custo estimado em 0,6 yuan (R$ 0,45) por Wh.

 

Chery

A Chery também definiu seu cronograma. A montadora planeja colocar em operação, até 2026, uma linha piloto com capacidade de 0,5 GWh e concluir a produção de amostras, incluindo células de 60 Ah. 

Em 2027, a empresa pretende iniciar testes em veículos reais e avançar gradualmente para aplicações em larga escala.

 

Grupo Faw

O Grupo FAW informou que um protótipo da marca Hongqi equipado com bateria de estado sólido saiu da linha de produção em janeiro. A empresa afirma ter avançado no desenvolvimento de eletrólitos de sulfeto, em células de 10 Ah e em processos para células de 60 Ah. As células de 66 Ah passaram por testes extremos de abuso térmico a 200 °C, e os eletrólitos apresentaram condutividade superior a 10 mS/cm.

 

BYD e Sunwoda

A BYD prioriza em baterias de estado sólido baseadas em sulfeto, indicando que já obteve avanços em vida útil e carregamento rápido, com produção de pequenos lotes prevista para 2027. 

Já a Sunwoda declarou que suas baterias semi-sólidas já estão em produção em escala e que as versões totalmente de estado sólido devem entrar em produção em massa até 2027.

 

Desafios no processo

Apesar do ritmo acelerado, especialistas afirmam que ainda existem obstáculos no processo, como a consolidação dos sistemas de materiais, problemas de contato nas interfaces microscópicas e dificuldades de fabricação que podem afetar a segurança e a vida útil das células. Analistas do setor avaliam que, entre 2026 e 2030, a indústria deve evoluir da produção ampliada de baterias semi-sólidas para pequenos lotes de baterias totalmente sólidas e, posteriormente, para produção em larga escala. 

No entanto, o setor ainda precisará lidar com riscos tecnológicos, oscilações no fornecimento de matérias-primas e possíveis barreiras de patentes internacionais. Mesmo assim, as baterias de estado sólido são consideradas uma das principais apostas para a próxima geração de veículos elétricos, oferecendo ganhos na autonomia, custos, recarga rápida e outros fatores.

 

Ler o Anterior

WEG anuncia construção de fábrica de BESS em Itajaí (SC)

Mais Popular

Overview de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.