Bombeiros de São Paulo realizaram treinamento para lidar com acidentes com VEs. Foto: Divulgação/Renault
A Renault Brasil, por meio da Renault Academy, realizou o primeiro treinamento de “Atendimento de Emergência em Veículos Elétricos” para o 5º Grupamento dos Bombeiros de São Paulo, que atende oito municípios da Grande São Paulo. O curso, que envolveu cerca de 30 bombeiros, abordou conceitos essenciais sobre veículos elétricos, esclarecendo questões de segurança e cuidados específicos para resgates.
Durante o curso, os bombeiros aprenderam a identificar os diferentes tipos de veículos eletrificados e suas características, incluindo a estrutura básica dos veículos elétricos, com foco especial na bateria de tração, que pode manter carga residual mesmo quando o indicador de bateria está em 0%, exigindo cuidados específicos. Também foram fornecidas orientações sobre o chicote de alta tensão, destacado pela cor laranja, que não deve ser cortado sob nenhuma circunstância.
No Brasil, a Renault já cede veículos e o Complexo Ayrton Senna para treinamentos de desencarceramento voltados a bombeiros do Paraná e de Santa Catarina, e neste ano, teve como foco o treinamento para acidentes com veículos elétricos, em São Paulo.
“Ter a oportunidade de oferecer esse treinamento especializado para o corpo de bombeiros é muito importante para a Renault Academy. Com o aumento da frota de veículos elétricos nas ruas, é fundamental que esses profissionais da linha de frente estejam preparados em situações de emergência para lidar com as especificidades que esses veículos apresentam”, explica Regina Souza, gerente de Gestão de Rede e Treinamento da Renault do Brasil.
Métodos de identificação
O curso apresentou dados importantes sobre a segurança e o desempenho dos veículos elétricos, ajudando os bombeiros a entender melhor as especificidades desses carros e as melhores práticas durante as intervenções:
- Dados do órgão EV FireSafe indicam que, entre 2010 e 2020, a chance de um veículo elétrico se incendiar foi de 0,0012%, comparado a 0,1% em veículos a combustão.
- Não há registros globais de socorristas sofrendo choques elétricos durante resgates em veículos elétricos.
- Desde 2010, foram registrados apenas cerca de 500 incêndios em veículos elétricos no mundo, conforme dados do EV FireSafe.
- Em caso de incêndio em um veículo elétrico onde as chamas não atingiram a bateria, o combate ao fogo deve seguir o mesmo procedimento usado para veículos a combustão, respeitando as distâncias de segurança usuais.
Instruções para resgate em caso de incêndio
Para finalizar o curso, os bombeiros passaram por várias orientações para saber como agir em acidentes envolvendo veículos elétricos:
- Imobilizar e desligar o veículo – garantir que o carro esteja totalmente desligado, já que veículos elétricos são silenciosos, e acionar o freio de estacionamento.
- Ler corretamente as fichas de resgate (rescue sheet) – identificar as áreas seguras e os pontos de corte permitidos em veículos elétricos. Nas fichas de resgate disponíveis pelo QRescue, a Renault indica os locais mais adequados para facilitar o resgate.
- Desconectar a bateria – instruções sobre como isolar a bateria para garantir uma intervenção segura no veículo.
- Localizar o SD Switch – identificar a posição da tomada de serviço para desconectar o sistema de alta tensão, utilizando os EPIs adequados nessa etapa.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.