Canal VE

Renault e Geely firmam acordo por carros com baixas emissões

Fábrica Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. Foto: DIvulgação/Renault

O Renault Group e a Geely assinaram acordos definitivos para ampliar sua cooperação estratégica para a produção e venda de veículos de zero e baixas emissões pela Renault do Brasil para ambas as marcas.

Com o acordo, a Geely adquire formalmente uma participação de 26,4% na Renault do Brasil e passa a ter acesso à infraestrutura industrial e comercial da Renault do Brasil. O primeiro modelo da marca  no país, o SUV elétrico Geely EX5, passa a ser produzido na fábrica Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

O Renault Group continua sendo o acionista majoritário e continua a consolidar a subsidiária em suas demonstrações contábeis. 

 

Aumento da produção

Por meio da produção de veículos da Geely junto com veículos da Renault na fábrica, a Renault do Brasil poderá aumentar a produção e melhorar ainda mais a competitividade deste complexo industrial. Ao mesmo tempo, a Renault utilizará a arquitetura GEA da Geely para ampliar sua gama com veículos de zero e baixas emissões para o mercado brasileiro.

Na parte comercial, a Renault do Brasil também vai distribuir o portfólio de veículos de zero e baixas emissões da Geely Auto no Brasil, abrindo novas oportunidades de crescimento em vendas, financiamento e serviços.

 

Cooperação

Por meio desta cooperação, a Renault e a Geely estão intensificando sua presença no Brasil e acelerando o desenvolvimento de suas respectivas marcas, em um mercado-chave que totalizou mais de 40% dos emplacamentos de veículos na América Latina no 1º semestre de 2025.

François Provost, CEO do Renault Group, comentou que a parceria marca uma etapa decisiva no avanço da estratégia internacional da marca. “Mais uma vez, a combinação das nossas forças vai aumentar nossa competitividade, inovação e reatividade, em um mercado automotivo em rápida evolução”, diz

Eric Li, Presidente do Geely Holding Group também reforçou que essa cooperação constante com a Renault na exploração de novos mercados e novas oportunidades constituirão um cenário ganha-ganha. “Tanto a Renault como a Geely têm condições de alavancar tecnologias de escala em escopo global, para trazer os melhores produtos para o mercado”, falou.

Anteriormente, o Renault Group e a Geely oficializaram vários projetos de cooperação global, incluindo um investimento conjunto na Renault Korea e a criação da Horse Powertrain – empresa de sistemas de propulsão que desenvolve e fabrica motores a combustão, sistemas híbridos e transmissões para a indústria automotiva.

Ler o Anterior

CEO da VW: ‘Todo Volkswagen será eletrificado a partir de 2026’

Ler o Próximo

Rio de Janeiro promete 15 novos eletropostos públicos até 2028

Mais Popular