
O lítio extraído de baterias antigas material poderá ser reaproveitado em novas. Foto: Divulgação/Freepik
A Cylib, empresa alemã especializada em reciclagem sustentável de baterias e recuperação de matérias-primas, e a Syensqo, empresa de materiais belga, desenvolveram um projeto de produção de hidróxido de lítio de alta pureza a partir de baterias usadas de veículos elétricos. O material pode ser reaproveitado em novas baterias.
No estudo da Cylib, centenas de litros de soluções de processo, ricas em lítio, foram tratados com um agente de extração chamado CYANEX 936P, da Syensqo, desenvolvido em conjunto com a parceira de engenharia Tenova Advanced Technologies.
Após extração, purificação, conversão e cristalização, o produto resultante atendeu aos rigorosos padrões de pureza exigidos pelos principais fabricantes de materiais catódicos ativos (CAM) e até os excede em alguns aspectos, relatou a empresa alemã.
“Esta colaboração com a Syensqo demonstra nosso compromisso em trabalhar continuamente com parceiros para desenvolver novos processos e expandir nossa liderança tecnológica em reciclagem de baterias”, disse Matthias Breidenbach, vice-presidente comercial da Cylib.
“Ao combinar nossa expertise hidrometalúrgica inovadora com a avançada tecnologia de extração por solvente da Syensqo, estamos estabelecendo novos padrões de eficiência e pureza na recuperação de lítio.”
Baixa produção de lítio na Europa
Até o momento, a Alemanha e a Europa não possuem uma produção substancial de lítio, já que sua matéria-prima é, em grande parte, proveniente da China e da América do Sul.
Enquanto os projetos iniciais de extração europeus, como o da Vulcan Energy em Landau, Alemanha, estão em estágios iniciais, a reciclagem de baterias oferece a oportunidade de reintroduzir o lítio extraído em outros lugares anos atrás na cadeia de suprimentos europeia e na criação de valor para baterias de veículos elétricos, visando aumentar a sustentabilidade e reduzir a dependência de entregas internacionais.
Ao mesmo tempo, o Regulamento de Baterias de 2023 da UE exige que as empresas de reciclagem recuperem pelo menos 50% do conteúdo de lítio em resíduos de baterias até o final de 2027, aumentando para mais de 80% até 2031, o que favorece o estudo das empresas parceiras.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.