Canal VE

Produção da BYD em Camaçari se aproxima de 20 mil carros

Fábrica baiana retomou atividades após recesso de fim de ano. Foto: Divulgação/BYD

A fábrica da BYD em Camaçari (BA) retomou as atividades nesta quinta-feira (8), após um período de recesso iniciado em 20 de dezembro. Desde a inauguração, em 9 de outubro, a unidade já acumula uma produção próxima de 18 mil veículos dos modelos Dolphin Mini, King e Song Pro.

Segundo a montadora, o desempenho registrado em 2025 reflete a consolidação da operação industrial no Brasil. “Obtivemos em 2025 uma produção extraordinária em Camaçari, conseguindo fechar o ano com quase 20 mil veículos produzidos. Isto é resultado de muito trabalho, foco e determinação em oferecer ao mercado brasileiro veículos eletrificados seguros e avançados tecnologicamente, produzidos em solo nacional pelas mãos de trabalhadores brasileiros”, afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD Auto do Brasil.

 

Produção local como diferencial

A unidade baiana é apontada pela empresa como peça-chave para a estratégia de crescimento da marca no mercado brasileiro, tendo a produção local como principal diferencial competitivo. De acordo com Baldy, a presença industrial no país ajudou a ampliar a aceitação dos veículos eletrificados entre os consumidores.

“Rompemos barreiras, quebramos tabus em relação aos carros elétricos e ganhamos a preferência dos consumidores brasileiros. E, nessa equação, contar com uma fábrica do porte de Camaçari, a maior estrutura de produção automotiva do continente, fez toda a diferença”, disse o executivo.

Para este ano, a BYD planeja expandir a produção na unidade, incorporar fornecedores locais e iniciar a operação das fábricas de soldagem, estamparia e pintura. A expectativa é que a produção nacional tenha papel ainda mais relevante nos próximos anos, especialmente diante do fim dos incentivos tarifários para veículos importados.

“Em 2026, a produção de Camaçari será mais uma vez decisiva para que a BYD continue competitiva em termos de preços frente à concorrência”, ressaltou Baldy.

Atualmente, a fábrica conta com mais de 2 mil colaboradores, com perspectiva de chegar ao fim do ano com cerca de 5 mil trabalhadores contratados.

Ler o Anterior

Volvo anuncia EX60 com 810 km de autonomia e recarga rápida

Ler o Próximo

Aumento nas taxas de importação pode encarecer VEs no Brasil

Mais Popular