
Aion Y Plus é equipado com bateria de 63,2 kWh de capacidade. Foto: Divulgação/GAC Motor.
A GAC Motor, quinta maior fabricante de automóveis da China, prepara o terreno para estrear no Brasil em 2025. As primeiras 300 unidades de modelos elétricos da submarca GAC Aion —Y Plus, Hyptec HT e ES — já estão a caminho do Brasil. O primeiro lote embarcou na China e deve chegar ao país em abril. O início das vendas está previsto para o segundo trimestre de 2025.
A empresa tem acordo com três universidades brasileiras para a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento, onde pretende adaptar e desenvolver tecnologias de propulsão híbrida flex. Além disso, a GAC prevê a instalação de uma fábrica no Brasil para a produção de até 15 modelos no país até 2030.
“O Brasil é uma prioridade para a GAC, e queremos trazer benefícios concretos ao consumidor brasileiro, especialmente no desenvolvimento de tecnologia, pesquisa e inovação”, afirma Alex Zhou, CEO da GAC Brasil, que tem mais de 10 anos de experiência na indústria automotiva, com passagens por cargos de liderança na América do Norte e na América do Sul.
A montadora chinesa se associou à ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) para reforçar o seu compromisso com a mobilidade elétrica no Brasil.
Detalhes dos modelos
A GAC Motor deve iniciar as vendas no Brasil no segundo trimestre de 2025 com três modelos totalmente elétricos.
O Aion Y Plus é um SUV elétrico compacto com 4,54 metros de comprimento, motor de 136 cv e autonomia de 318 quilômetros, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Já o Hyptec HT, com portas traseiras em estilo gaivota, é oferecido em dois pacotes, ambos com autonomia de 362 quilômetros. O modelo conta com versões de 245 cv e 340 cv, além de baterias que variam de 70 kWh a 99,5 kWh.
O Aion ES, por sua vez, é um sedã elétrico com 4,81 metros de comprimento, motor de 136 cv e alcance de 314 quilômetros, segundo o PBEV.
A rede de concessionárias da GAC no Brasil já conta com 20 grupos nomeados para a abertura de lojas nas principais capitais e grandes centros urbanos. Algumas lojas devem ser inauguradas já no início das operações, com expansão prevista até o fim do ano. A empresa também anunciou que, além dos modelos elétricos, irá comercializar veículos híbridos e híbridos flex desenvolvidos para o mercado brasileiro.
Além dos carros, a GAC Motor também está montando um estoque completo de peças no país, antes mesmo do início das vendas dos carros. Segundo a empresa, a estratégia é garantir segurança aos consumidores em relação ao pós-venda da marca.
Sobre a GAC Motor
A GAC Motor é a quinta maior fabricante de veículos da China. Em 2023, produziu 2,5 milhões de veículos no mundo (incluindo eletrificados e a combustão) e registrou uma receita de US$ 85 bilhões, empregando mais de 110 mil trabalhadores globalmente.
O centro de pesquisa e desenvolvimento da GAC, localizado na China, conta com um investimento acumulado de US$ 4,13 bilhões e uma equipe de mais de 5 mil especialistas de 15 países e regiões. Atualmente, a GAC Motor está presente em 39 países e regiões.
A empresa tem metas de sustentabilidade ambiciosas, incluindo a neutralidade de carbono até 2050, e já opera uma fábrica com emissão zero de carbono na província de Guangdong, dedicada à produção de veículos elétricos.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.