Canal VE

Porsche deseja ter 2 equipes na Fórmula E a partir de 2026/27

Carros da Porsche da Fórmula E

Categoria elétrica do automobilismo é um grande laboratório da mobilidade elétrica. Foto: Divulgação / Fórmula E

A Porsche Motorsport demonstrou interesse em inscrever duas equipes sob sua própria marca para competir na Fórmula E, a partir da Temporada 13 (2026/27). O anúncio expande a ambição da montadora em evoluir na categoria e ampliar o desenvolvimento de tecnologias automotivas.

A entrada extra da Porsche ampliaria o grid para o início da era GEN4, em que quatro fabricantes já estão confirmados – Jaguar, Nissan, Stellantis e Lola Cars – reforçando a força do campeonato. Desde que estreou na Fórmula E, em 2019/20, a Porsche conquistou 13 vitórias e 32 pódios.

Pascal Wehrlein pillotando um carro da Porsche na Fórmula E
Piloto Pascal Wehrlein, da Porsche, dirigindo na Fórmula E. Foto: Divulgação / Fórmula E

Conexão entre Fórmula E e carros de rua

A Fórmula E é um grande “laboratório” de novas tecnologias automobilísticas que podem ser implementadas futuramente nos carros de rua das marcas. Um exemplo disso é o novo Porsche Cayenne elétrico, que agora conta com melhorias no resfriamento a óleo direto e na regeneração de energia desenvolvidas na Fórmula E. 

“Em comparação com outras categorias de automobilismo, a Fórmula E oferece um equilíbrio muito atraente entre esforço e recompensa. Também nos dá a oportunidade de desenvolver ainda mais soluções técnicas relevantes para nossos carros de produção”, detalhou Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.

Com os dois carros adicionais, três equipes – incluindo a Andretti do brasileiro Felipe Drugovich – podem ter o pacote Porsche 99X Electric como base. 

“O compromisso da Porsche em adquirir uma licença adicional para a Temporada 13 (2026/27) do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E demonstra a grande força da nossa categoria e sua dedicação à inovação e à eletrificação no auge do automobilismo”, explicou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

Ler o Anterior

Esquina do Futuro e WEG anunciam HPC de 480 kW

Mais Popular