Canal VE

31 de março de 2025

Polo Automotivo do Ceará ganha força com incentivos a empresas

Vista aérea da antiga fábrica da Troller, em Horizonte (CE)

Polo Automotivo do Ceará ocupará área de antiga fábrica da Troller, em Horizonte (CE). Foto: Arquivo/Divulgação.

As empresas que desejam se instalar no complexo industrial de Horizonte (CE) para a produção de veículos elétricos e híbridos receberam sinal verde do governo federal no que diz respeito a benefícios fiscais. O Ministério do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC) publicou, no Diário Oficial da União, em 26 de março de 2025, a certidão que garante a concessão de incentivos fiscais para o Polo Automotivo do Ceará.

De acordo com o governo do Ceará, o polo industrial desenvolverá as atividades baseado em um modelo inédito de planta automotiva multimarcas no Brasil, com capacidade para a produção de até 40 mil veículos por ano na primeira fase do projeto.

“[A publicação do certificado] significa que a empresa que apresentou a proposta tem agora a garantia dos benefícios fiscais para que ela se instale no polo e passe a produzir veículos em nosso estado. Serão carros modernos, elétricos e híbridos, fabricados no Ceará. É mais desenvolvimento e empregos para nossa população”, afirmou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.

A estimativa é que sejam gerados até 9 mil empregos diretos e indiretos no decorrer dos anos. O investimento inicial prevê o aporte de R$ 400 milhões.

 

Projeto inédito no país

O empreendimento ganhou força com o Mobilidade Verde e Inovação (Mover), programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O programa estabelece condições para o investimento, criando regras claras para produção e comercialização de veículos no Brasil, com especial incentivo a veículos de nova energia, que estão no foco do Polo em Horizonte.

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) é responsável pela gerência operacional do Polo Automotivo do Ceará.

O complexo industrial tem como âncora e parceira a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport.

Ler o Anterior

BYD alcança US$ 107 bilhões de faturamento e ultrapassa Tesla

Ler o Próximo

Nissan divulga primeiras imagens do novo Leaf, agora SUV elétrico

Mais Popular