Canal VE

3 de setembro de 2025

Paraná dá desconto para recarga de carros elétricos na madrugada

Projeto tem previsão de duração de 1 ano. Foto: João Paulo da Silva Gomes/Copel

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) deu início a um projeto-piloto que deve trazer economia de até 12% na conta de luz para usuários de veículos elétricos que fazem a recarga em casa. Nomeada de Tarifa Mobiflex Copel, a iniciativa é autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

O objetivo é incentivar, por meio de desconto, o carregamento nos horários de menor demanda na rede: entre meia-noite e 6h da manhã. Segundo a companhia, além da economia, o consumidor que se inscrever no projeto contribuirá para o melhor uso dos recursos do setor elétrico.

De acordo com o engenheiro da Copel responsável pelo projeto, Rodrigo Braun dos Santos, a iniciativa representa um passo importante para a inovação no setor elétrico paranaense. “Além da economia direta, queremos contribuir para a sustentabilidade e a otimização da rede elétrica, promovendo um uso mais consciente e eficiente da energia”, afirma.

 

Inscrição

Com previsão de duração de um ano, o projeto-piloto está com inscrições abertas. Os interessados em colaborar devem preencher um formulário de inscrição online. O link também foi distribuído via WhatsApp para clientes proprietários de veículos elétricos que deram autorização à Copel para receber mensagens da empresa, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

As vagas são limitadas, e a seleção será feita com base no perfil da unidade consumidora e critérios técnicos do projeto-piloto. Quem for selecionado receberá uma resposta da Companhia.

Interessados em colaborar devem preencher um formulário de inscrição, que tem vagas limitadas. Foto: João Paulo da Silva Gomes/Copel

Critérios

O projeto-piloto é direcionado aos consumidores que:

  • Sejam atendidos em rede de baixa tensão –energia entregue diretamente nos padrões comuns em casas, pequenos comércios e propriedades rurais, em 127 V ou 220 V;
  • Tenham veículo elétrico plug-in;
  • Que façam o carregamento na residência;
  • Que possuam carregadores portátil ou Wallbox.

Já aqueles que utilizam outras tarifas subsidiadas, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, não podem participar. Os outros critérios que excluem a participação são:

  • Mudar o ponto de conexão durante o período de um ano de realização dos testes;
  • Haver procedimento irregular na unidade consumidora;
  • Não responder as pesquisas que serão disponibilizadas no decorrer do projeto-piloto;
  • Ficar inadimplente com a Copel;
  • Mudar o nome do responsável pela unidade consumidora onde é feito o carregamento durante o período de um ano de realização do estudo.

Durante o projeto-piloto, o consumidor continuará recebendo a fatura de energia normalmente, com os comparativos das tarifas. Caso deseje, poderá sair do estudo a qualquer momento, retornando à tarifa convencional em até 30 dias.

Ler o Anterior

Campeão de vendas da VW, Polo terá versão elétrica em 2026

Mais Popular