
Quando estacionado, um painel solar adicional se abre para ampliar o potencial energético. Foto: Divulgação/Nissan
A Nissan apresentará um protótipo do Nissan Sakura equipado com um sistema de painéis solares acoplados ao teto. A novidade será mostrada no Japan Mobility Show, de 30 de outubro a 9 de novembro. A ideia desse sistema é reduzir a dependência da rede elétrica e permitir que o carro tenha mais autonomia. A fabricante estima que o veículo possa percorrer cerca de 3.000 km com energia solar gerada.
O sistema batizado de “Ao-Solar Extender” pode carregar o veículo estacionado ou em movimento. Quando parado, um painel adicional se estende para fora do compartimento de armazenamento, aumentando a área de superfície do painel e o potencial de geração de energia para aproximadamente 500 Watts. Essa expansão gera uma sombra que ajuda a bloquear a entrada da luz solar pelo para-brisa, reduzindo a temperatura interna e a necessidade de consumo de energia pelo ar-condicionado.

Nissan Sakura
O carro foi o mais vendido no mercado japonês ao longo dos últimos 3 anos, destacando-se pela autonomia e design. Segundo a análise dos dados de direção dos proprietários do Sakura, feita pela fabricante japonesa, muitos percorrem distâncias curtas para fazer recargas. Portanto, o Ao-Solar Extender pode ajudar uma parcela significativa dos motoristas a reduzir a necessidade de carregamento na rede elétrica, ou até mesmo eliminá-la.
O conceito do sistema Ao-Solar Extender surgiu durante um concurso interno de ideias da Nissan em 2021 e está previsto para lançamento comercial no futuro. O cronograma será anunciado posteriormente pela marca.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.