
Carros desembarcaram no Porto de Santos (SP) por meio do sistema de importação sobre águas. Foto: Divulgação/Leapmotor
A Leapmotor iniciou oficialmente sua operação logística no Brasil com a chegada das primeiras unidades dos modelos que serão vendidos no país. A importação marca uma nova etapa nos preparativos da montadora chinesa para a estreia no mercado brasileiro, prevista ainda para 2025, com o lançamento dos SUVs eletrificados C10 e B10.
A marca aposta em uma rede de concessionárias nas principais cidades para viabilizar as vendas e o pós-venda dos modelos. Neste primeiro lote foram importadas diferentes configurações do SUV C10, que irá compor a gama da Leapmotor no Brasil ao lado do B10.
Os carros desembarcaram no Porto de Santos (SP) por meio do sistema de importação sobre águas, processo que permite o registro legal e aduaneiro dos veículos ainda em alto-mar, otimizando o tempo de liberação e desembarque.
Toda essa operação no Brasil conta com o suporte da Stellantis, parceira global da Leapmotor e responsável por viabilizar a entrada da marca na América do Sul. “A chegada dos primeiros Leapmotor ao Brasil é um passo importante no desafio de implementar uma marca inédita no país”, afirma Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul.

Estratégia e desenvolvimento
A estratégia da montadora envolve a oferta de veículos eletrificados com forte apelo urbano, tecnologia embarcada e preços mais acessíveis. Um dos destaques é a presença da motorização REEV (Range Extended Electric Vehicle), que amplia a autonomia sem depender da infraestrutura de recarga.
A chegada ao Brasil ocorre em um momento de expansão global da Leapmotor, que alcançou em julho de 2025 seu melhor desempenho mensal: 50.129 unidades vendidas globalmente e um crescimento de 126% na comparação anual. No primeiro semestre, o volume ultrapassou 220 mil veículos comercializados. Em 2024, a empresa encerrou o ano com quase 294 mil unidades emplacadas.
Com a entrada no mercado brasileiro, a marca chinesa amplia o leque de opções no crescente segmento de eletrificados, que vem ganhando força em meio à transição energética e à demanda por soluções de mobilidade mais sustentáveis.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.