Ideia é amplificar a mobilidade elétrica em navios de grande porte. Foto: Reprodução / Baird Maritime
O navio elétrico Ning Yuan Dian Kun começou a ser testado em mar aberto nas proximidades de Xangai, na China. Este é o primeiro porta-contêineres de 10.000 toneladas com propulsão totalmente elétrica desenvolvido no país a entrar nessa fase de avaliações.
Considerado o maior navio porta-contêineres totalmente elétrico do mundo, a embarcação tem 127,80 metros de comprimento e 21,60 metros de largura. A energia que alimenta o sistema de propulsão vem de baterias carregadas. Além disso, o navio conta com um sistema fotovoltaico para gerar energia renovável adicional durante as operações.
Sistema de energia
O navio é equipado com até dez caixas de baterias com capacidade total de 19.000 kWh. Esses módulos alimentam dois motores de ímã permanente de 875 kW cada, responsáveis pela propulsão da embarcação. As baterias podem ser recarregadas por meio de conexões de alta potência em terra ou substituídas por unidades carregadas, utilizando um sistema de troca de contêineres.
Segundo os fabricantes, o navio também dispõe de funções avançadas de navegação autônoma em mar aberto, incluindo monitoramento em tempo real ao redor da embarcação, percepção visual em diferentes condições climáticas, planejamento de rotas, operação não tripulada e prevenção autônoma de colisões.
Operação e eletrificação marítima
Após a conclusão dos testes, o Ning Yuan Dian Kun será operado pela Ningbo Ocean Shipping Co., Ltd., empresa que atua em rotas de cabotagem conectadas ao porto de Ningbo-Zhoushan. Um navio irmão já está previsto e deverá se chamar Ning Yuan Dian Peng.
O Ning Yuan Dian Kun foi lançado para testes iniciais em pequena escala em setembro do ano passado e concluiu os testes de atracação em janeiro. Com a recente aprovação para navegação em mar aberto, os testes mais amplos já estão em andamento.
O projeto integra um movimento mais amplo de eletrificação do transporte marítimo na China. No ano passado, o país também colocou em operação o Greenwater 01, desenvolvido pela China Ocean Shipping Group. A embarcação, testada no rio Yangtzé, tem 120 metros de comprimento e 24 metros de largura, além de capacidade de bateria de 50.000 kWh, podendo ser ampliada para até 80.000 kWh, conforme a necessidade.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.