
BYD Dolphin Mini foi o grande destaque do mês com 57% de crescimento em relação a junho. Foto: Divulgação/BYD
Mesmo fora do programa de incentivo federal que reduz o IPI para carros sustentáveis produzidos integralmente no Brasil, a BYD manteve em julho o ritmo de crescimento sólido e constante. A montadora chinesa teve um aumento de quase 20% nas vendas em comparação com junho, superando a média do crescimento geral do mercado, que foi de 14,2% — já contando o benefício de isenção de IPI dado a montadoras com fábricas tradicionais instaladas no Brasil.
No ranking de vendas de veículos de passeio, a marca ocupou a sétima posição, com 9.616 unidades emplacadas, o que representa 5,29% de market share, reforçando um aumento no hábito de compras do consumidor brasileiro, cada vez mais interessado nos elétricos.
O resultado consolida a estratégia de longo prazo da BYD no país, mostrando que a ausência da isenção fiscal não comprometeu sua competitividade. Além do desempenho expressivo em julho, os números acumulados de 2025 também reforçam a consolidação da BYD no mercado nacional. De janeiro a julho, foram 57.388 veículos emplacados, um salto de 48,54% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a empresa registrou 38.635 unidades.
Considerando as vendas totais, incluindo o varejo e as vendas diretas tanto de automóveis quanto de comerciais leves, a BYD alcançou a oitava colocação no ranking geral de julho, com 9.693 unidades vendidas e um market share de 4,22%.
Dolphin Mini lidera vendas
O grande destaque do mês foi o BYD Dolphin Mini, que bateu seu recorde de vendas no país com 3.011 unidades emplacadas em julho. O modelo tem sido peça-chave para o avanço da eletrificação no Brasil.
Outros modelos da marca também mostraram crescimento consistente no mês. A linha Song teve aumento de 12% nas vendas, enquanto o sedã King cresceu 20% e o Yuan, 15%. Esses modelos mostraram liderança no mercado dos elétricos, destacando-se nas primeiras quatro posições dos mais vendidos do país no mês.
Liderança nos elétricos
No segmento de veículos 100% elétricos (BEV), a BYD segue líder de vendas. Em julho, a marca emplacou 5.487 unidades, o que representa 78,59% de participação de mercado, segundo dados da Fenabrave. Esse volume é quase quatro vezes superior ao total somado pelos concorrentes que ocupam da segunda à décima quinta posição do ranking.
Para Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e de Marketing da empresa, os resultados de julho são um indicativo de que a marca está no caminho certo. “Seguiremos avançando rumo à liderança a cada mês. A BYD já estabeleceu um firme diálogo com o consumidor e se solidifica em uma posição de destaque no mercado. Seguimos na primeira colocação com uma larga vantagem entre os eletrificados, o que reforça o nosso protagonismo no segmento”, afirmou.
Top 5 no varejo
Quando se considera apenas as vendas no varejo, a BYD subiu ainda mais no ranking, alcançando a quinta colocação nacional em julho. Foram 8.926 unidades comercializadas diretamente ao consumidor final, representando um market share de 8,77% nesse segmento.
Regionalmente, a montadora também tem se destacado. Foi líder em vendas no varejo nas capitais Brasília (DF), Maceió (AL) e Porto Velho (RO). Além disso, conquistou o segundo lugar em Florianópolis (SC) e ficou na terceira posição em grandes centros como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Palmas (TO) e São Paulo (SP).

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.