Canal VE

10 de julho de 2025

Mais que localização, eletroposto tem de oferecer apoio a motorista

Rica Legname, cofundador da Spott, em pé em frente a uma TV apresentando dados sobre infraestrutura de eletropostos

Rica Legname, cofundador da Spott. Foto: Bernardo Marangon/Canal VE

O sucesso de um eletroposto depende de uma combinação de fatores que vai além da simples instalação de carregadores. É o que afirma Rica Legname, cofundador da Spott, plataforma SaaS (Software as a Service) especializada na gestão de redes de recarga para veículos elétricos. Para o executivo, além de localização estratégica, o eletroposto precisa oferecer infraestrutura de apoio aos motoristas e facilidade de uso dos equipamentos, entre outros.

Legname apresentou suas ideias, construídas com a experiência da Spott no Brasil e no exterior, durante um evento que reuniu líderes, investidores e operadores de estações de recarga (CPOs) na sede da empresa, em São Paulo, em 8 de julho de 2025. O encontro debateu os rumos da eletrificação no país, sob o ponto de vista de quem está construindo a próxima fase da infraestrutura de recarga no Brasil.

Em uma manhã de muita troca de experiências, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre como as redes de recarga podem ser atrativas para os motoristas de carros elétricos e híbridos.

 

Pilares do sucesso

Em um mercado ainda muito novo, Legname avalia que esses pilares — localização estratégica, infraestrutura de apoio e facilidade no uso — devem ser analisados para que uma estação de carregamento seja um bom negócio. 

A localização estratégica é fundamental para garantir acessibilidade e conveniência aos usuários, facilitando a adoção dos veículos elétricos. 

No segundo ponto, a infraestrutura de apoio inclui serviços complementares, como conveniência, segurança e sanitários limpos, por exemplo, que tornam a experiência mais completa e segura, enquanto a facilidade no uso prioriza a simplicidade e eficiência do processo de recarga para o motorista. 

Para Legname é ir além de só um ponto de recarga, precisa de um conforto e informação. “Essa intimidade com a tecnologia não é clara para todo mundo. Quanto mais claro e sinalizado você deixar no local, mais fácil e mais prazeroso vai ser para o usuário fazer a ativação desse carregador”, diz.

O executivo avalia que o operador da estação de recarga deve, antes de tudo, colocar-se no papel do motorista, para enxergar as necessidades do usuário e colocar as ações em prática. Asssim, terá uma chance maior de fidelizar aquele usuário e atrair novos.

Legname também detalha que locais com alto fluxo de pessoas e rotatividade de veículos — como shoppings, supermercados, estacionamentos e rodovias — são mais atrativos para os motoristas. A escolha do local, aliada à qualidade da experiência, impacta diretamente na geração de receita e na fidelização dos usuários.

Estar alinhado com o serviço e a necessidade dos usuários torna os eletropostos um investimento extremamente rentável. “A gente tem aqui dentro da Spott uma série de investidores que têm muito resultado, que antes você olhava e nem imaginava que teria um resultado tão expressivo em tão pouco tempo. Olhamos o resultado e olhamos o mercado do início e pensamos: onde isso vai parar? A gente fica bastante animado”, diz.

 

Discussão do futuro da eletromobilidade

A Spott reuniu investidores, operadores de recarga (CPOs) e nomes estratégicos do setor em sua nova sede em São Paulo, para discutir os rumos da eletromobilidade no Brasil.

Voltado à troca de experiências, o evento contou com painéis sobre expansão de infraestrutura e investimentos no setor, além de momentos dedicados ao networking. A abertura foi feita por Thiago Moreno, CEO da Spott, seguida por um painel do Patria Investimentos sobre oportunidades para acelerar a transição elétrica no país — O Patria investe na Spott.

O encontro reforçou o papel da Spott como articuladora do ecossistema e aceleradora da mobilidade elétrica no Brasil, promovendo soluções tecnológicas e conhecimento de mercado para quem está à frente da revolução energética nas estradas.

Ler o Anterior

Chevrolet dá início à pré-venda do Spark EUV por R$ 159.990

Ler o Próximo

Senai capacita profissionais para fábrica da GWM em Iracemápolis

Mais Popular