
Lucro caiu de US$ 2,9 bilhões para US$ 1,9 bilhão em um ano. Foto: Divulgação/GM
A General Motors (GM) registrou uma queda de 35% no lucro líquido no segundo trimestre deste ano, num reflexo direto de uma combinação de tarifas comerciais impostas pelos EUA e o acúmulo de veículos elétricos (VEs).
Com lucro caindo de US$ 2,9 bilhões para US$ 1,9 bilhão em relação ao mesmo período de 2024, os principais fatores que pressionaram os ganhos foram o impacto de US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 6,12 bilhões) em tarifas comerciais além de US$ 600 milhões em custos ligados à sobreoferta de carros elétricos, que estão perdendo subsídios federais.
As novas tarifas comerciais, parte de uma estratégia do presidente Donald Trump para forçar a produção nacional, afetaram principalmente a importação desses veículos em estoque e demais componentes fabricados na GM na China, México e Coreia do Sul, mercados cruciais para a cadeia global da empresa.
Essas taxas aumentaram os custos sem que a empresa optasse por repassá-los ao consumidor, absorvendo esse impacto com cortes internos e a repatriação parcial da produção.
Investimento nos elétricos
Um desafio destacado no balanço foi o custo dos veículos elétricos. A GM lançou novos modelos no trimestre e aumentou seu estoque de elétricos plug-in, mas o movimento resultou em mais custos do que lucros. A perda de subsídios federais, consequência do ‘tarifaço’, torna a missão ainda mais difícil.
Embora a empresa mantenha o compromisso com a eletrificação e tenha investido US$ 4 bilhões para adaptar fábricas americanas, os veículos elétricos continuam vendendo menos que o necessário para equilibrar o custo da produção, ainda mais cara que a dos modelos tradicionais.
Em uma carta aos acionistas, a Diretora Executiva e Presidente da General Motors Company, Mary Barros, ressalta que a empresa manterá como norte acreditar que o futuro a longo prazo é a produção lucrativa de veículos elétricos. “À medida que nos adaptamos à demanda em constante mudança, priorizaremos nossos clientes, marcas e uma presença de fabricação flexível, e alavancaremos nossos investimentos em baterias nacionais e outros planos de aumento de lucro”, diz.
Perspectivas contidas para 2025
Mesmo diante das pressões, a GM manteve sua projeção de lucro operacional para 2025 entre US$ 10 bilhões e US$ 12,5 bilhões. Para investidores, a manutenção dessa faixa indica uma postura mais cautelosa, o que gerou certa decepção no mercado financeiro.
Barra afirmou ainda que a empresa seguirá trabalhando para melhorar a lucratividade geral, com foco especial nos veículos elétricos. “Continuaremos a impulsionar a inovação americana em baterias, tecnologia autônoma e software”, disse.
As ações da GM recuaram 2,1% no pré-mercado após a divulgação dos resultados, embora permaneçam praticamente estáveis no acumulado do ano.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.