
Novo Leapmotor C10 contará com a tecnologia REEV. Foto: Divulgação/Stellantis
A Leapmotor confirmou a chegada do C10 ao Brasil e ao Chile ainda em 2025, incluindo versões totalmente elétricas (BEV) e com extensor de alcance (REEV, Range Extended Electric Vehicle). A tecnologia REEV se diferencia dos híbridos convencionais (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) por utilizar um motor a combustão que não traciona diretamente as rodas, servindo exclusivamente para gerar energia elétrica, podendo alimentar o motor elétrico responsável pela tração ou recarregar a bateria.
“O C10 REEV adota um motor a combustão projetado exclusivamente para gerar eletricidade, que é usada para mover o carro por meio de um motor elétrico ou para recarregar as baterias”, explica Marcio Tonani, vice-presidente sênior dos centros técnicos de engenharia da Stellantis para a América do Sul. “Com o REEV, o cliente tem a seu alcance o conforto da condução puramente elétrica com a liberdade de poder recarregar ou abastecer, optando pelo que é mais conveniente para ele, sem sofrer com a ansiedade de autonomia.”
Esse será o primeiro veículo da Leapmotor no Brasil, dando os primeiros passos da globalização da marca pelo mundo. Apesar disso, uma data oficial para o lançamento do veículo não foi divulgada, apenas que chegará às concessionárias no ano de 2025.
“Pela primeira vez na história do mercado uma fabricante irá oferecer no Brasil um veículo eletrificado REEV dentro de um grande segmento”, antecipa Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul. “O C10 REEV será lançado no Brasil e no Chile em 2025, junto de sua versão BEV exclusivamente elétrica.”
Ficha técnica
Na configuração C10 REEV Ultra Hybrid, já comercializada no mercado chinês, o SUV conta com um propulsor elétrico de 158 kW (equivalente a 215 cv) e torque de 32,6 kgfm. A energia é fornecida por uma bateria LFP de 28,4 kWh, que permite rodar até 210 km no ciclo CLTC, ou aproximadamente 140 km no padrão WLTC.
Quando a bateria atinge o fim da carga, entra em operação um motor a combustão 1.5 a gasolina, usado exclusivamente para gerar eletricidade, possibilitando uma autonomia total combinada de até 1.150 km, segundo o ciclo NEDC.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.