O BMW X5 PHEV será o primeiro híbrido da marca, totalmente produzido no Brasil. Foto: Divulgação/BMW
A BMW Group anunciou que terá um aporte financeiro de R$ 1,1 bilhão entre os anos de 2025 e 2028, para os setores de pesquisa e desenvolvimento, que envolvem a fábrica de Araquari (SC), junto ao escritório da companhia em São Paulo (SP). O
s investimentos incluem modelos movidos tanto a combustão, quanto os híbridos.No evento oficial de aniversário da empresa alemã, em 4 de outubro de 2024, o primeiro modelo híbrido plug-in da América do Sul, o BMW X5 PHEV, foi apresentado às autoridades brasileiras. O início oficial da produção ocorrerá nas próximas semanas na linha de montagem, e o modelo será o primeiro híbrido da marca totalmente produzido no Brasil.
“Híbridos, para nós, são muito importantes, e a eletrificação do nosso lado já está acontecendo. O mercado está se ajustando, e nós também”, comenta Maru Escobedo, presidente da BMW Group Brasil.
Mesmo sem contar com esse aporte financeiro, que só será recebido em 2025, a fábrica de Santa Catarina já consegue iniciar as produções dos carros híbridos, além de já fabricar os veículos movidos a gasolina e flex.
O BMW X5 PHEV
Com as vendas já iniciadas no Brasil, o BMW X5 PHEV custa cerca de R$ 756 mil. O início da produção deve ocorrer nas próximas semanas. A versão escolhida, que será fabricada no país, é a xDrive50e, que possui motor 3.0 biturbo, junto de um elétrico com 197 cv, que, quando somados, alcançam 489 cv (360kW) de potência e o torque máximo de 71,3 kgfm.
O câmbio do modelo possui oito marchas, e é automático. A velocidade máxima é de 250 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,8 segundos. O conjunto de baterias tem 20,9 kWh, fornecendo 90 km de autonomia apenas no modo elétrico.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.