
Intelbras vem apostando em parcerias estratégicas com montadoras como Omoda & Jaecoo, Renault e Fever. Foto: Divulgação/Intelbras
Encontrar diversidade de pontos de recarga de veículos elétricos ainda representa um dos maiores desafios para acelerar a mobilidade elétrica no Brasil. Em meio a esse cenário, a Intelbras vem apostando em parcerias estratégicas com montadoras como Omoda & Jaecoo, Renault e Fever para oferecer soluções de recarga diretamente ao consumidor.
Apostando em um portfólio de soluções B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business), a companhia traça uma solução que tem como objetivo sair da concessionária não apenas com o carro, mas também com o carregador em mãos, facilitando a vida do motorista e expandindo a infraestrutura de recarga pelo país.
Para Antonio Neto, gerente de Soluções e Produtos da Intelbras, essas parcerias criam um elo direto entre a compra do veículo e a solução de recarga. “Acreditamos que a expansão da mobilidade elétrica no Brasil passa, necessariamente, por uma infraestrutura de recarga mais acessível e distribuída. Hoje, esse ainda é um dos maiores gargalos para o setor, e as montadoras têm um papel decisivo nesse processo”, diz Neto.
Esse modelo, de acordo com executivo, acelera a penetração da infraestrutura de recarga porque democratiza o acesso à tecnologia, eliminando barreiras que poderiam retardar a adoção do carro elétrico. Além disso, reforça a confiança do consumidor no setor, que percebe o trabalho em conjunto para garantir uma melhor experiência no produto final.

Case Omoda & Jaecoo
O anúncio da parceria com a Omoda & Jaecoo, em abril de 2025, foi um marco para a empresa. A Intelbras foi homologada como fornecedora oficial de carregadores da marca no Brasil, o que garante ao cliente a possibilidade de adquirir, diretamente na concessionária, um equipamento seguro, compatível e pronto para instalação.
“A parceria com a Omoda & Jaecoo é um marco importante porque mostra, de forma prática, como conseguimos unir a experiência da montadora com a nossa expertise em infraestrutura de recarga para oferecer conveniência ao consumidor final”, explica Neto.
Na prática, o cliente que compra um veículo elétrico da montadora já encontra a possibilidade de adquirir também um carregador Intelbras dentro da concessionária. “Além de simplificar o processo de compra, esse modelo traz mais tranquilidade ao consumidor, que sai da loja não apenas com o carro, mas com a solução completa para recarregá-lo em casa, sem precisar buscar fornecedores externos ou se preocupar com compatibilidade e instalação”, completa.

Benefício para montadoras e clientes
Segundo a Intelbras, a integração entre montadoras, fornecedores e clientes gera ganhos em todos os lados da cadeia. Para as montadoras, o benefício está em entregar uma proposta de valor mais completa ao cliente. Assim, quem compra um carro elétrico encontra a experiência de eletromobilidade completa.
“Já para o cliente final, o ganho é imediato: ele sai da concessionária com a solução completa, sem dúvidas sobre qual carregador escolher, sem necessidade de pesquisar fornecedores e sem riscos de investir em equipamentos sem a devida compatibilidade”, destaca Neto.
Linha completa de carregadores
A Intelbras ainda oferece opções que vão desde a linha Home, voltada ao consumidor residencial, até soluções de maior potência para empresas e hubs públicos, incluindo carregadores DC de até 180 kW com o CVE-Pro, um sistema de gestão inteligente que permite monitorar e otimizar o uso das frotas. A escolha dos equipamentos varia conforme a estratégia de cada montadora e as necessidades do público.
Além de simplificar os processos, as parcerias abrem espaço para a criação de novos modelos de negócios dentro da indústria automotiva e da mobilidade elétrica. “O futuro da mobilidade elétrica será construído em ecossistemas colaborativos. Parcerias como as que temos com Omoda & Jaecoo, Renault e Fever são fundamentais porque não apenas ampliam a infraestrutura de recarga, mas também pavimentam o caminho para modelos mais sustentáveis, inovadores e acessíveis de mobilidade”, conclui Neto.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.