
Novo Hyundai Nexo traz mais potência, autonomia aprimorada e recursos como o V2L. Foto: Divulgação/Hyundai
A Hyundai apresentou a nova geração do Nexo, seu SUV elétrico a célula de combustível (FCEV), que aposta na tecnologia de hidrogênio. O modelo chega com design renovado, conjunto motriz aprimorado e recursos tecnológicos como o Vehicle-to-Load (V2L), que transforma o carro em uma fonte de energia externa, mas ainda sem data oficial de chegada ao Brasil.
Apesar das vantagens, como reabastecimento rápido em apenas cinco minutos e emissões zero, a limitação na infraestrutura de abastecimento ainda representa um desafio para a popularização do modelo, especialmente em mercados como a Califórnia, principal polo de FCEVs no mundo.
Novo design
Com visual robusto e faróis pixelados que seguem a nova identidade da marca, o Nexo de segunda geração se distancia do estilo arredondado de muitos crossovers atuais e aposta em linhas marcantes para se destacar.
Internamente, o modelo mantém a proposta de modernidade e incorpora melhorias no isolamento acústico, procurando oferecer uma experiência de condução mais refinada.
Mais potência e autonomia aprimorada
O novo Nexo apresenta avanços significativos em desempenho. A célula de combustível agora entrega 110 kW de potência máxima, 16% a mais que seu antecessor, enquanto o motor elétrico foi de 164 cv para 204 cv de potência. A bateria também foi atualizada e agora possui capacidade de 2,64 kWh, fornecendo até 80 kW, o dobro do modelo anterior.
Outro destaque está nos tanques de hidrogênio, que cresceram em capacidade: são três, armazenando até 6,69 kg de hidrogênio, diferente dos 6,33 kg da antiga geração.
O sistema V2L, já conhecido dos modelos elétricos da Hyundai, permite alimentar dispositivos eletrônicos diretamente do veículo, reforçando a versatilidade do Nexo para usos além da mobilidade.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.