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30 de janeiro de 2025

Honda busca reduzir custos para popularização de motos elétricas

Honda

Honda quer superar os desafios de paridade de preços e custos de propriedade entre motos elétricas e a combustão. Foto: Divulgação/Honda

A Honda está trabalhando em estudos para reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO, sigla em inglês para Total Cost of Ownership), um dos principais desafios para a introdução de motocicletas elétricas no mercado. A ideia é produzir e vender modelos de motocicletas elétricas na faixa de preço em que o custo total de propriedade para os três anos será equivalente ao dos modelos ICE (movidos a combustão), algo considerado pelos executivos da empresa como fundamental para avançar no mercado da eletromobilidade.

Para alcançar esse objetivo, a Honda iniciará a operação de uma fábrica dedicada à produção de motocicletas elétricas na Índia em 2028. A unidade adotará um sistema modular, permitindo a fabricação de uma ampla variedade de modelos a partir de componentes comuns.

No desenvolvimento das baterias, principal elemento dos veículos elétricos, a Honda está colaborando com fabricantes para definir especificações adequadas às características das motocicletas, garantindo um fornecimento estável e compatível com suas necessidades de produção.

Os planos da Honda para o mercado de eletromobilidade foram apresentados em uma entrevista coletiva em 28 de janeiro de 2025, em que participaram Minoru Kato, head de operações de motocicletas e produtos de força, unidade de negócios de motocicletas, e Daiki Mihara, head da unidade de negócios de eletrificação de motocicletas e produtos de força, operações de desenvolvimento de negócios de eletrificação da Honda.

 

Reutilização e recirculação de baterias

A Honda está implementando iniciativas para alcançar a neutralidade de carbono, com foco na economia circular, reaproveitamento e reciclagem de baterias.

Na Índia, em parceria com a OMC Power, empresa especializada em redes de energia distribuída, a Honda está utilizando o Honda Mobile Power Pack como fonte alternativa de eletricidade em áreas com fornecimento instável ou sem conexão à rede elétrica. O projeto busca atender comércios e escolas locais, ampliando o acesso à energia.

Além disso, a empresa trabalha na criação de uma cadeia de valor sustentável, com ênfase na reciclagem de metais preciosos e outros materiais, promovendo um uso mais eficiente dos recursos naturais.

 

Planos para a eletromobilidade

A Honda tem avançado estrategicamente nos planos de lançamento de 30 modelos elétricos globalmente, até 2030, para atingir a meta de aumentar suas vendas anuais globais de produtos elétricos de motocicletas para 4 milhões de unidades até 2030. 

De acordo com a empresa, ao oferecer uma ampla variedade de modelos elétricos que atendem às necessidades cada vez mais diversas dos clientes, a Honda se esforçará para se tornar a empresa líder também no mercado de motocicletas elétricas. 

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